Esportes DP

SANTA CRUZ

Santa Cruz confirma denúncia do STJD por 'apagão' contra CSE, mas prega cautela

Jurídico tricolor analisa possíveis desdobramentos para a instituição

postado em 16/06/2022 18:58 / atualizado em 16/06/2022 19:14

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Quase um mês depois, o 'apagão' no Arruda aos 12 minutos do segundo tempo da partida contra o CSE ainda repercurte. Na oportunidade, as equipes entraram em campo pela 6ª rodada da Série D, com a vitória de virada do Santa Cruz acontecendo apenas após a iluminação ser reestabelecida. 26 dias depois, os transtornos envolvendo o jogo foram questionados de forma oficial. O Tricolor foi denunciado pelo Supremo Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), podendo ser punido estrutural e financeiramente.

À reportagem do Esportes DP, o clube se mostrou tranquilo e confirmou o recebimento da denúncia, mas indicou tratar o assunto internamente, a princípio. Assim como o Santa, a equipe alagoana também foi notificada pelo órgão. As motivações, no entanto, são diferentes. Enquanto o Tricolor foi acionado no Art. 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pontua sobre as condições do local de jogo - contribuindo para o atraso da partida -, o CSE foi sinalizado no Art. 206, que destaca o retardamento do confronto.   

Na íntegra, veja o que dizem os artigos: 

Art. 206.
Dar Causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE Nº29 de 2009)

Art. 211. Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para realização.

Ambos os casos foram relatados em súmula pelo árbitro da partida Robson Babinski. Além do desligamento dos refletores - explicado pelo clube coral logo após a partida às autoridades -, o profissional denunciou o atraso de cinco minutos no retorno para o segundo tempo por parte da equipe alagoana.


Possível multa 

O julgamento está marcado para o dia 23 de junho, no Rio de Janeiro. Do lado dos corais, os valores variam entre R$ 100 (cem reais) e R$ 100.000 (cem mil reais). Ainda, há a remota possibilidade de interdição do estádio, sendo necessário se adequar às exigências estabelecidas pelo órgão. Já os alagoanos tendem a pegar pena mais branda. 

Tags: Santa Cruz cse denúncia stjd cautela tema