Joia do Arruda, Barthel assinou rescisão contratual com o Santa Cruz (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)
Polêmica à vista no Arruda. A situação envolvendo o diretor das categorias de base, Fernando Nunes, e seu filho, o meia-atacante Barthel, no Santa Cruz, vem gerando repercussão entre a torcida. Nesta semana, foi publicado no Boletim Informativo Diário da CBF (BID), a rescisão contratual entre o jogador e o clube. Com a liberação, Barthel fica livre no mercado para acertar em definitivo com o Nacional da Ilha da Madeira, clube português que colaborou na formação do astro Cristiano Ronaldo.
Por um lado, Fernando defende que a decisão de rescindir o contrato com o seu filho, Barthel, foi tomada para evitar especulações sobre um possível “conflito de interesses” e acusações de “favorecimento” ao atleta. Apesar da rescisão do contrato, o Santa Cruz manteve um percentual de 20% sobre eventuais transações futuras de Barthel.
“Essa pressão em cima do atleta dentro do Santa Cruz, porque ele é meu filho, não havia clima dentro do clube e foi solicitado em comum acordo a rescisão até para que ele não recebesse mais nenhum valor do Santa Cruz”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Clube.
“Eu considero uma excelente negociação. É um clube de primeira divisão do futebol europeu. É um clube que tem a pretensão também de prospectar o jogador na Europa. Diante disso, o Santa Cruz tem um ativo na Europa que se der vai render um bom dinheiro. Eu acho que é um grande negócio para todo mundo, bom negócio para o Barthel que tá indo para um da Europa, e um grande negócio para o Santa Cruz, que continua com 20% do atleta”, acrescentou.
No entanto, parte dos torcedores tricolores questiona a decisão, considerando que o clube se desfez de um talento da base de maneira rápida e sem uma análise mais profunda. A torcida tricolor acredita que o clube abriu mão de um jogador promissor, levantando críticas sobre a gestão do clube e a forma como lida com seus jovens talentos.
Temporada de ouro
O meia-atacante da base do Santa Cruz, Guilherme Barthel, de apenas 18 anos, se destacou na equipe Sub-20 do Santa e participou de algumas partidas com a equipe tricolor na Copa São Paulo, Campeonato Pernambucano Sub-20 e Copa Pernambuco. O meia disputou 14 jogos, marcou seis gols e distribuiu sete assistências na temporada.