Na primeira semana de janeiro, Santa Cruz encara o Treze pela Pré-Copa do Nordeste (Foto: Evelyn Victoria / SCFC)
A pré-temporada do Santa Cruz tem sido marcada por um clima de confiança e superação nas Repúblicas Independentes do Arruda. Apesar dos desafios enfrentados com o gramado, que ainda está em processo de revitalização, a equipe aproveitou ao máximo o tempo disponível para os treinamentos. Em processo de avaliação do elenco, o Executivo de futebol tricolor, Harlei Menezes, reforçou que a pré-temporada não termina antes do primeiro jogo oficial, pois continua durante as competições, com o objetivo de aprimorar o ritmo de jogo e o desempenho técnico e físico.
“Nós gostaríamos de ter tido condições de ter realizado mais períodos de treinamento. Nós tivemos ainda alguns problemas com situações de campo, de gramado, que a gente ainda está passando por um processo de revitalização. Mas o que foi possível fazer nós aproveitamos muito bem o tempo. Então é uma pré-temporada que se estende, não finaliza quando chegar o primeiro jogo. Nós vamos jogando e aperfeiçoando, até mesmo ritmo de jogo. A competição em si traz um crescimento físico, um crescimento técnico satisfatório. A pré-temporada a gente diz também que ela se estende durante as competições”, afirmou o dirigente,
Em relação aos amistosos, Harlei Menezes enfatizou que a movimentação contra adversários como o América de Natal foi muito importante para trazer competitividade e melhorar a performance da equipe. A avaliação geral foi positiva, com destaque para o comportamento e desempenho do time. “Foi uma movimentação muito importante, uma avaliação totalmente positiva pelo desempenho da equipe e pela maneira como a equipe se portou. Ainda é uma fase de preparação. Mas esse tipo de movimentação, principalmente contra um adversário (América de Natal) que você não conhece, traz realmente uma competitividade maior, traz uma movimentação melhor. E foi altamente positivo, gostei de quase tudo que eu vi”, destacou.
Amistosos
No primeiro amistoso, em 7 de dezembro, o Tricolor foi derrotado pelo CSA por 1 a 0 no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Apesar do resultado adverso, o elenco avaliou positivamente a partida, destacando a importância do teste para identificar pontos a serem aprimorados. Posteriormente, em 20 de dezembro, o Santa Cruz venceu o América-RN por 2 a 0 em jogo-treino realizado no CT Ninho das Cobras. Os gols foram marcados por Matheus Melo e Pedro Henrique.
Programação especial
Em relação à programação das festividades de final de ano, o Executivo enfatizou a necessidade de manter o foco nos treinos. As festas serão liberadas de forma mínima e apenas nos momentos essenciais, com a prioridade sendo o treinamento intenso no dia seguinte. O objetivo é otimizar cada período de preparação e não perder tempo. “Vamos fazer a liberação das festas o mínimo necessário. Nós não temos tempo a perder, nós precisamos continuar intensificando os nossos trabalhos. Nós vamos deixar os atletas realmente só passar as noites importantes, mas no dia seguinte treinamento intenso. Não temos tempo para jogar fora”, finalizou.