Sport conquista sua primeira vitória na temporada 2023 (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Tabu mantido. O Sport manteve um tabu histórico de nunca ter perdido para a Petrolina na história. A partida entre o Leão e a Fera Sertaneja marcava um claro confronto de estratégias distintas. Com um time bastante inferior, os sertanejos sabiam da necessidade de se fechar defensivamente para buscar quebrar o tabu de nunca ter vencido. A tática de ficar retraída no campo de defesa, porém, durou até o último minuto da primeira etapa. Movidos pela atmosfera da Ilha do Retiro, o Leão demorou, mas encontrou os caminhos da rede e venceu, por 2 a 0, os gols foram de Gabriel Santos e Vagner Love.
Com o resultado positivo, o rubro-negro subiu para a primeira colocação, conquistando quatro pontos, em dois jogos. O próximo compromisso será na terça-feira (17), às 20h, frente ao Salgueiro, no estádio Cornélio de Barros. Por outro lado, a Fera Sertaneja encara o Íbis, na quarta-feira (17), às 18h, no estádio Paulo Coelho.
O JOGO
Antes de a bola rolar, o comandante Enderson Moreira demonstrou insatisfação com o empate diante do Maguary. Com isso, na escalação inicial o Sport apresentou três mudanças em relação ao último jogo. O principal setor de mudanças foi o ataque: Edinho, Wanderson e Gabriel Santos ganharam oportunidade no time titular.
A tônica inicial da partida foi o Sport pressionando em busca da vitória. No primeiro tempo, a equipe rubro-negra não cansou de atacar o adversário. Enquanto isso, o Petrolina apostava todas as suas fichas no setor defensivo e tentou poucas vezes o campo de ataque. A pressão rubro-negra continuou, aos 42 minutos, em velocidade pela direita, o centroavante Gabriel Santos cruzou para dentro da área, e o meia Matheus Vargas sozinho se atrapalhou e finalizou a bola para fora.
Porém, como diz o ditado popular “Água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura”, a persistência rubro-negra surtiu efeito, quando no último lance do primeiro tempo, ao 49 minutos, Luciano Juba cobra escanteio na cabeça de Gabriel Santos que finaliza para abrir o placar.
A etapa final começou diferente. O Sport iniciou num ritmo mais lento, por isso, o técnico Enderson Moreira, rapidamente, promoveu mudanças na equipe. Destaque para a estreia do centroavante Vagner Love na temporada de 2023, o jogador foi um dos destaques do time na Série B do ano passado. Com a saída do atacante Javier Parraguez, Love assumiu a camisa 9 do Leão.
Aos 17 minutos, do segundo tempo, o Petrolina chegou pelo lado direito, o volante Kiko furou o chute, a bola sobrou para o meia Eduardo, que acertou a trave com um belo chute de fora da área. Porém, com as modificações no time, o Leão assumiu o controle da partida e empilhou chances perdidas. Aos 35 minutos, do segunto tempo, a insistência fez jus ao Sport, em bela trama entre Vagner Love e Paulinho, o centroavante recebeu na frente da área e com tranquilidade ampliou o marcador.
FICHA DO JOGO
Sport 2
Renan, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino, Juba, Fabinho, Ronaldo Henrique (Vagner Love), Matheus Vargas (Pedro Martins), Edinho (Paulinho), Wanderson (Labandeira) e Gabriel Santos (Igor Cariús). Técnico: Enderson Moreira.
Petrolina 0
Adilson, Foguinho, Maílson, Heverton, Ramalho (Igor Tavares), Brendo, Vinicinho, Eduardo, Acauã, Emerson (Kiko) e Everton Felipe (Roberto).Técnico: William Lima.
Local: Estádio da Ilha do Retiro, Recife-PE
Horário: 16h30
Arbitragem: Anderson Marques (PE)
Assistentes: Fernando Antônio e Manoel Barbosa (Ambos PE)
Cartões amarelos: Eduardo e Sabino (S); Kiko (P).
Cartão vermelho: Kiko (P)
Gols: Gabriel Santos, 49/1ºT e Vagner Love 35/2ºT (S)