Após quase 24 horas, Sport segurou a vitória por 1 a 0 em cima dos potiguares (Foto: Sandy James/DP)
O grito que passou quase 24 horas entalado na garganta da torcida do Sport, enfim, saiu. Na continuidade do jogo contra o ABC, nesta quinta-feira (30) - a partida havia sido suspensa por conta das fortes chuvas no Recife, na véspera -, o Leão fez valer a força da Ilha do Retiro e venceu por 1 a 0 para chegar à grande final da Copa do Nordeste pela segunda temporada consecutiva.
O adversário rubro-negro na decisão será o Ceará, que levou a melhor no clássico local contra o Fortaleza, triufando por 3 a 2. As finais estão previstas para acontecer nos dias 19 de abril e 5 de maio, com o último duelo sendo disputado em solo recifense.
O jogo
A vantagem no placar deu tranquilidade ao Sport assim que a bola voltou a rolar, aos 16 minutos da segunda etapa. Os dois times voltaram a campo com as mesmas formações de outrora, como manda o Regulamento Geral de Competições da (RGC) da CBF. No primeiro tempo, Vagner Love havia aberto o placar com um verdadeiro golaço, acertando um lindo voleio de esquerda para estufar as redes potiguares logo com um minuto do jogo.
O Leão até tentou se impor, mas quem levou perigo foi o ABC, aos 22, quando Jaílson escapou em diagonal e Renan fez grande defesa após finalização cruzada. Os comandados de Enderson Moreira só responderam cinco minutos mais tarde. Jorginho serviu Juba e o prata da casa chutou mal.
Intenso como de costume, o Sport foi equilibrando as ações com infiltrações e amplitude pelas bordas do campo. Os escanteios surgiram como boa opção. Num deles, após rebote da marcação potiguar, Igor Cariús tentou o chute, mas erra o alvo. E o roteiro de dramaticidade só aumentava, restando menos de 10 minutos do tempo regulamentar.
Até que Enderson tenta diminuir a tensão, colocando Edinho em campo, na vaga de Labandeira. Aos 41, Juba conseguiu roubada de bola e penetrou na grande área do Elefante. O destaque do Leão na temporada, entretanto, bateu cruzado e desperdiçou boa oportunidade de ampliar seus números positivos. Do outro lado, os potiguares lutavam a ferro e fogo pelo empate.
Nos acréscimos, quase veio o segundo gol de Love. Em cobrança de escanteio, o camisa 9 testou firme, mas parou na defesa espetacular do goleiro Simão, aos 46. O relógio, no fim, caminhou lentamente, mas o Rubro-negro, enfim, cravou seu lugar entre os maiores do Nordeste otura vez.
Ficha da partida
SPORT
Renan; Eduardo, Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho (Gabriel Santos); Labandeira (Edinho), Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
ABC
Simão; Alemão, Richardson (Jhonnathan), Walber (Maycon Douglas) e Márcio Azevedo (Caíque); Daniel (Allan Dias), Wellington Reis e Raphael Luz (Jailson); Léo Ceará, Fábio Lima e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.
Gol: Vagner Love, para o Sport (1/1ºT)
Cartões amarelos: Vagner Love, Renan e Labandeira (S); Felipe Garcia e Simão (A)
Local: Ilha do Retiro, no Recife
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL)