O distintivo de selo dourado tem um preço considerado abusivo (Foto: Reprodução/Twitter)
A mudança em perfis verificados no Twitter tomaram conta das redes sociais nesta quinta-feira (20). Nem o Trio de Ferro do futebol pernambucano ficou fora das tendências, inclusive,. o Sport é o único do tridente a continuar com o selo de verificação - Náutico e Santa Cruz, por sua vez, perderam.
Em contato com o Esportes DP, Joaquim Costa, do marketing alvirrubro, garantiu que o clube vai buscar recursos para manter o selo. "Se é preciso pagar, acredito que vamos fazer a compra. Porém, estávamos tentando o selo 'dourado', mas vimos que é totalmente inviável", disse Costa.
O marketing do Santa Cruz também foi procurado pela reportagem, mas não deu retorno.
Famosos sem verificação
De acordo com as novas regras, quem quiser manter o distintivo precisa assinar o Twitter Blue, que custa, no Brasil, a partir de R$ 42 por mês, ou R$ 440 no plano anual. O influenciador Felipe Neto e o jogador Neymar estão entre as figuras públicas brasileiras que já não possuem a verificação.
As remoções começaram em 1º de abril, conforme anúncio da plataforma e do dono da companhia, Elon Musk. Na ocasião, entretanto, poucos usuários foram afetados e Musk empurrou o ultimato para este dia 20, sem dar maiores explicações.
Ao menos 2.064 influenciadores já tinha perdido o status até as 18h desta quarta, segundo levantamento do DeltaFolha a partir da base de perfis utilizada na criação e atualização do GPS Ideológico.
Isso representa 73% em relação a um total de 2.832 usuários anteriormente verificados e presentes no universo analisado. Essa amostra contém perfis com pelo menos 160 mil seguidores cada um, principalmente do Brasil, mas também de outros países.