Esportes DP

SPORT

Problema em 2023: Sport define planejamento para preparação física na pré-temporada

Planejamento, desafios e cuidados: a preparação física do Leão da Ilha

postado em 31/12/2023 16:00 / atualizado em 31/12/2023 16:09

<i>(Foto: Paulo Paiva/SCR)</i>
A queda de rendimento é tido como um dos principais motivos identificado para os insucessos em 2023, o Sport terá planejamento especial voltado para a preparação física, para que o elenco se mantenha homogêneo durante a sequência da temporada. Diante disso, o fisiologista, Inaldo Freire, deu detalhes sobre o cronograma de trabalhos e que ficou satisfeito com a parte física do elenco.
 
“Esses primeiros três dias, o Sport dá prioridade às avaliações físicas. O soccer test faz parte desse contexto das avaliações. Os atletas também passam por avaliações de força, de salto e de teste de potência. Os atletas passam por uma bateria de avaliação funcional, com o pessoal da fisioterapia”, disse Inaldo Freire.
 
“O objetivo desses testes de força, desequilíbrio muscular, potência e avaliação funcional. É que a gente possa criar relatórios individuais de cada atleta para que a gente possa identificar não só as potencialidades, mas também as deficiências de cada um. O grande objetivo do teste é melhor avaliar o atleta, para que possamos prescrever o treino mais individualizado possível”, acrescentou.
 
Entre os mecanismos para melhor avaliação dos jogadores do Sport está o tradicional soccer test – treinamento que avalia a capacidade de resistência dos jogadores através de corridas. Segundo o fisiologista, o teste é fundamental para identificar pontos positivos e negativos do elenco.“O Soccer é um teste específico do futebol, ele serve para avaliar a resistência aeróbica dos atletas. Para que a gente entenda que com esse modelo de avaliação, consiga identificar pontos fortes no grupo e pontos que precisam ser corrigidos. Mas, em resumo, o soccer test é um modelo de teste de resistência aeróbia”, destacou.
 
Além disso, Inaldo Freire ficou satisfeito com a parte física da grande maioria do elenco. O profissional destacou que nas últimas temporadas os jogadores vêm se apresentando cada vez melhor, algo que facilita no processo de desenvolvimento da pré-temporada. “No clube em todos os testes que a gente tem feito a gente percebe que o grau de homogeneidade é cada vez melhor, nas reapresentações, com o passar do tempo. O que mostra que os atletas estão se preocupando cada vez mais com sua parte física. Então, por exemplo, no soccer test hoje a gente teve a grande maioria dos avaliados dentro da média. Alguns poucos acima, muito abaixo da média, mas também mostra o grau de homogeneidade deste grupo”, explicou.

“Então, deixa a gente muito feliz, porque com o passar do tempo a gente vê o grau de profissionalismo que está atingindo os atletas de futebol profissional e mostrando que eles têm esse cuidado cada vez mais. Se reapresentando cada vez mais homogêneo. Mas a gente ainda sente que essa homogeneidade seja ainda maior. E isso a gente atinge com o decorrer da pré-temporada. É por isso que a gente castiga tanto nos trabalhos”, ressaltou.

ESTREIA EM 2024 
Em 2024, o Sport terá calendário cheio na disputa do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B. O Leão da Praça da Bandeira estreia na temporada no dia 13 de janeiro, diante do Petrolina, às 17h, no estádio Paulo Coelho, no Sertão do estado.

Tags: planejamento desafio fisica preparaçao especial planejamento calos problemas sport