Esportes DP

SPORT

Rafael Thyere exerce liderança no elenco e revela papel na adaptação de Mariano Soso

O capitão Rafael Thyere irá atuar como intermediário entre a nova comissão técnica liderada pelo argentino Mariano Soso e os atletas

postado em 29/12/2023 09:25 / atualizado em 29/12/2023 09:28

<i>(Foto: Paulo Paiva/SCR)</i>
No auge dos 30 anos e há cinco temporadas na Ilha do Retiro, Rafael Thyere busca exercer dentro do elenco seu papel de liderança para auxiliar os demais jogadores e a nova comissão técnica. Ostentando a braçadeira de capitão do Sport, o defensor falou sobre suas metas individuais e coletivas - destacando seu papel dentro e fora das quatro linhas. Para 2024, ajudar os jovens das categorias de base a se firmar e a adaptação do técnico argentino Mariano Soso serão prioridades.
 
“Então, acho que individualmente, eu posso continuar agregando tecnicamente e também a questão de estar a bastante tempo no clube. Eu acho que isso é muito importante falando para aqueles que estão chegando. Poder receber os atletas, fazer com que os atletas se sintam bem em está aqui no clube, em estar vestindo essa camisa. Eu consiga potencializar eles, a fazer o  melhor deles dentro do campo para ajudar o clube, acho que isso é muito importante”, disse o defensor.
 
“Eu acho que importante também esse dia a dia, ajudar a potencializar todos aqueles que estão subindo da base também, se sintam bem para fazer o melhor. A comissão que está chegando precisa desse apoio dos atletas que estão aqui há mais tempo para fazer o melhor”, acrescentou.
 
PRÉ-TEMPORADA
Experiente, o defensor sabe da importância da pré-temporada para a sequência de competições no ano.“A pré-temporada é algo muito importante para nós, porque ali onde nós conseguimos ter o ganho de força e de resistência. É o tempo que a gente mais tem para trabalhar a parte técnica, com a chegada da nova comissão eles podem nos passar aquilo que eles pensam sobre o futebol”, avaliou. 
 
“Então acho que é um momento muito importante que você consegue ganhar um lastro para temporada inteira, para prevenir lesão e ter um ganho de força, para realmente sustentar a temporada que a gente sabe que é pesada. Durante o ano a gente não tem um período tão grande para conseguir fazer isso”, completou. 
 
ADAPTAÇÃO
Além do papel perante os jogadores, o capitão Rafael Thyere irá atuar como intermediário entre a nova comissão técnica liderada pelo argentino Mariano Soso e os atletas rubro-negro. Diante das conversas iniciais, com o novo treinador, o zagueiro destacou a vontade do comandante neste novo desafio. “Eu percebi muito a vontade dele (Mariano Soso) de estar aqui. Realmente, é nítido na fala e na relação dele com nós, aquela energia que ele traz e a vontade dele estar aqui, eu acho que é muito importante. Deu para perceber no primeiro treino quão intenso ele é, naquilo que ele faz, um trabalho de forma muito intensa”, explicou.
 
“Percebi também o quão aberto ele é para conversar, de chegar e trocar ideia, de estar aberto e de comunicar, que eu acho que isso é muito importante, ainda mais na chegada num novo país, com novos atletas. Eu acho que isso é de suma importância. Claro que ainda é muito cedo pra eu falar algo ainda, mas a percepção que eu tive é essa. A vontade dele é estar aqui no clube. A alegria que ele está e a vontade que ele está de trabalhar para fazer um ano muito bom com todos”, finalizou.