Esportes DP

SPORT

Com foco defensivo, Mariano Soso se reinventa no Sport e traz novas possibilidades de formação tática; entenda

Devido às lesões, treinador argentino foi obrigado a mudar o seu esquema de jogo e conseguiu sete pontos nos últimos três jogos da Série B

postado em 22/06/2024 08:00 / atualizado em 23/06/2024 11:49

<i>(Foto: PAULO PAIVA/SPORT RECIFE)</i>

Na maratona da Série B, onde a regularidade é essencial para o sucesso, até mesmo as melhores equipes oscilam em desempenho ao longo das 38 rodadas. Da mesma forma, times mais fracos também podem ter lampejos de genialidade.

Reconhecendo essa dinâmica, o Sport soube se adaptar na partida contra o Ceará, no Castelão, e conquistou um ponto valioso com um empate sem gols. Diante de quase um time inteiro de desfalques, o técnico Mariano Soso teve que repensar a estratégia da equipe.

Sem três dos seus quatro titulares absolutos, Pedro Lima, Rafael Thyere e Felipinho, que posteriormente deu lugar a Dalbert, também lesionado, a solução encontrada pelo argentino foi a implementação de um esquema inédito com três zagueiros. Chico, que tanto era cobrado por mais oportunidades, se somou a Alisson Cassiano ao lado de Luciano Castán.

No fim das contas, o Sport se manteve competitivo durante os noventa minutos, mesmo com as dificuldades impostas pelas baixas do Departamento Médico. A venda de Pedro Lima e a saída de Alan Ruiz, voltando para Portugal, também foram outro ponto de complicação.

No entanto, a equipe de Soso mostrou que, mesmo em situações adversas, é capaz de se adaptar e buscar resultados positivos. Vale ressaltar que a utilização de três zagueiros não deve se tornar padrão, mas sim uma alternativa em meio a um Brasileirão de tantas vertentes.

Essa opção oferece flexibilidade tática ao treinador, permitindo que ele a utilize em momentos específicos, seja para lidar com novos desfalques ou para surpreender os adversários com uma mudança de estratégia durante a partida.

 

Tags: treinador técnico, sport, soso, mariano