Sport de 2024 tem 94% de chance de acesso (Foto: Sandy James/ DP)
Qual o melhor?
A pergunta que vem sendo feita por muitos amigos: qual o melhor Sport, o de 2023 ou o de 2024? Olhando as três competições que abrem a temporada, os desempenhos dos times são bem iguais. Ambos foram campeões estaduais. O time do ano passado foi vice na Copa do Nordeste, enquanto que o deste ano saiu nas semifinais. Na Copa do Brasil, a equipe de Enderson Moreira caiu para o São Paulo, nas oitavas (o time paulista foi campeão). Já o time de Mariano Soso foi eliminado pelo Atlético/MG na terceira rodada (o Galo está na final). Já quando o assunto é Brasileiro da Série B, semelhanças e diferenças. Na 32ª rodada nas suas competições, o Sport ocupa a segunda colocação, com os mesmos 56 pontos. Ambos com sequências de invencibilidades.
O que difere estes dois times: o time de 2023 vinha em queda de rendimento, visto principalmente nos últimos seis jogos, enquanto a equipe de Pepa chega na reta final em evolução. A derrota para o Operário/PR foi um ponto fora da curva. Basta ver a atuação segura vista contra o Botafogo/SP. Diferente do time de Vagner Love e cia, quando colocou a torcida totalmente contra, o espírito deste time é outro, chamando e pedindo o apoio do seu torcedor, como vemos nas declarações de Pepa, Lucas Lima e Igor Cariús, por exemplo. Vejo esse Sport de 2024 melhor e com um comprometimento total para conquistar o acesso, se possível com o título. Uma vontade de vencer bem maior do que vimos no Leão de 2023, que ficou a um ponto do acesso.
Os números do Leão I
O departamento de matemática da UFMG coloca o Sport como maior favorito ao acesso e ao título da Série B. O Leão tem 94% de chances de subir, contra 87,1% do Santos, 69,7% do Novorizontino, 65,9% do Mirassol e 39,1% do Ceará. Já pensando em título, o Sport tem 48,6% de probabilidade de levantar a taça, contra 25,9% do Peixe.
Os números do Leão II
Outro detalhe interessante: se olharmos apenas o segundo turno do Brasileiro, o Sport tem a melhor campanha, com 26 pontos nas 13 partidas realizadas (8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas). O Coritiba tem a segunda melhor campanha, com 24 pontos, seguido por Ceará e Santos, ambos com 22, e Novorizontino, Mirassol e Amazonas, todos com 21 pontos.
Copa Atlântico
Será hoje, às 16h, na sede da FPF, a apresentação da terceira edição da Copa Atlântico Sub-19, torneio promovido pelo Retrô. Além dos clubes pernambucanos (Retrô, Sport, Náutico, Santa Cruz e Sport), também teremos outras forças do futebol nacional e também do exterior.
Mais rapidez, Timbu!
Santa Cruz e Retrô serão os primeiros clubes a voltar ao batente. O Tricolor se reapresenta dia 4 e a Fênix, dia 11. Os dois clubes estão bem adiantados com renovações e contratações, bem diferente do Náutico. O Timbu retorna dia 20, mas até agora nada de reforços – apenas as nove renovações. Tem que acelerar, Alvirrubro!