Depois de realizar a troca completa do gramado, iluminação e parte elétrica, a Ilha do Retiro está perto de passar pela maior intervenção estrutural da sua história: o Retrofit.
Duas semanas após o Sport protocolar junto à Prefeitura do Recife o projeto de reforma do seu estádio, nesta sexta-feira (25) as imagens da proposta foram vazadas. A primeira divulgação foi feita pelo Portal do Leão.
Entre as principais mudanças previstas estão a ampliação da capacidade para 35 mil (hoje é de 26,5 mil), a colocação de assentos retráteis em todos os setores, a ampliação do número de camarotes, além de um teto metálico que irá cobrir quase todas as cadeiras.
Por conta dos prédios residenciais existentes, apenas a chamada "curvinha" entre a arquibancada frontal e a geral do placar não será contemplada. A expectativa é que a torcida visitante seja alocada para o setor.
(Foto: REPRODUÇÃO)
As outras grandes mudanças estruturais preveem a construção de um empresarial de 35 andares, que ficaria onde hoje são as piscinas, além de um ginásio para os esportes olímpicos, onde é o campo auxiliar atualmente. O prédio administrativo da sede, a loja oficial também passarão por expansões. A churrascaria se mantem no local.
O Diario de Pernambuco conversou recentemente com o presidente do Leão, Yuri Romão, que revelou as principais mudanças estruturais que esta reforma mais ampla contemplará.
"A ideia é fechar o estádio todo com esta tela metálica, que é usada nos estádios mais modernos. O aumento não é tão significativo do ponto de vista de público, mas em conforto. Essa será uma reforma estrutural maior, que aí sim vai mudar muita coisa. O que fizemos agora foram pequenas intervenções e melhorias no estádio, que já ficou com outra cara. Agora nós partiremos para o projeto do que podemos chamar de Retrofit. Protocolamos o projeto na Prefeitura do Recife para o início dos trâmites burocráticos", disse o presidente.
(Foto: REPRODUÇÃO)
O projeto vem sendo discutido internamente no Sport desde setembro de 2023 e depois de muito diálogo, inclusive com o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura do Recife, foi considerado maduro para o pontapé inicial. A projeção de custo do projeto de retrofit da Ilha do Retiro é avaliado em cerca de R$ 200 milhões, segundo uma fonte revelou ao EsportesDP.