Esportes DP

FELIZ 2025

Ano traz um calendário repleto de desafios para os times pernambucanos

Além da disputa local no Campeonato Estadual, clubes querem fazer bom papel na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileirão

postado em 02/01/2025 08:31 / atualizado em 02/01/2025 08:45

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP )</i>
A página, ou melhor, o calendário inteiro mudou. Estamos em 2025 e o ano novo traz muitos desafios para o futebol pernambucano. Fazendo um paralelo com o tênis, é como se nossos times precisassem “defender os pontos conquistados”. 

Isso porque em 2024, foram dois acessos, que melhoraram um pouco a imagem do estado. O Sport voltou para a Série A do Campeonato Brasileiro após três anos na Segundona, enquanto o Retrô finalmente exorcizou seus fantasmas e saiu da Quarta para a Terceira Divisão Nacional. 
 
Já o Náutico patinou e segue na Série C. O Santa Cruz, por sua vez, não teve calendário nacional em 2024, diferente desse ano, no qual tem vaga garantida na Série D. O Central, graças ao acesso do Retrô para a Terceirona, também assegurou uma vaga na Série D deste ano. 
 
Entretanto, a meta é avançar mais casas. E o calendário já começa com um grande desafio para o Tricolor do Arruda e para a Fênix de Camaragibe: a 1ª fase da Pré-Copa do Nordeste. Ambos já entram em campo neste sábado (4). Isso mesmo, no primeiro fim de semana de 2025, ambos já têm jogos decisivos. O Santa Cruz recebe o Treze no Arruda às 16h - com a expectativa da liberação de 30 mil torcedores. O clube já obteve o laudo do Corpo de Bombeiros, mas aguarda a liberação da Polícia Militar após a vistoria que será realizada hoje. 
 
<i>(Foto: EVELYN VICTORIA/SCFC)</i>
 
Já o Retrô joga às 19h30, na Arena de Pernambuco, diante do Moto Club. Nos dois casos, quem vencer segue para a 2ª fase da Pré-Copa do Nordeste, última etapa antes da fase de grupos. Quem perder, está eliminado. 
 
A fase de grupos no Nordestão ainda terá a data de início confirmada pela CBF. Sport e Náutico já estão assegurados entre os 16 participantes. O futebol pernambucano não conquista a taça do Regional desde 2016, quando o Santa Cruz bateu o Campinense. O Sport venceu em 1994, 2000 e 2014. O Náutico nunca foi campeão. 
 
COPA DO BRASIL 
Em paralelo com a Copa do Nordeste, teremos mais uma vez a Copa do Brasil, competição mais rentável do calendário nacional. Por isso, passar de fase significa um grande incremento nas finanças. Pernambuco terá três representantes: Sport, Náutico e Retrô. 
 
O trio vai saber seus adversários na 1ª fase através de um sorteio. São 80 times nesta etapa, que não conta ainda com as equipes que estão classificadas para a Libertadores, que só entram na terceira fase da competição. Ano passado, o Sport parou na 3ª fase, sendo eliminado pelo Atlético-MG. O Retrô saiu para o Fortaleza, na 2ª fase. 
 
PERNAMBUCANO 
Já o Campeonato Pernambucano começa no segundo fim de semana de janeiro. Serão cinco jogos, entre sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro: Decisão x Santa Cruz, Afogados x Sport, Central x Jaguar, Retrô x Maguary e Náutico x Petrolina. 
 
O Sport é o atual campeão. O Leão derrotou o Náutico na decisão do Estadual de 2024, após vitória por 2 a 0 nos Aflitos e empate por 0 a 0 na Arena de Pernambuco. 

Tags: calendario retro nautico cruz santa sport