Ex-jogador do Flamengo comentou sobre a polêmica (Foto: Divulgação)
A polêmica sobre o título brasileiro de 1987 voltou a ganhar destaque após declarações de Renato Gaúcho em entrevista ao Charla Podcast. O ex-jogador do Flamengo afirmou que o Sport, campeão reconhecido pela Justiça, não poderia “bater de frente” com a equipe carioca, pois disputava a segunda divisão na época.
"Todo mundo fala: ‘Ah, o Sport…’. Não existe isso, nada contra. Mas o time da segunda divisão não podia bater de frente com o da primeira divisão. Até porque já estava estipulado entre os presidentes dos clubes, o Clube dos 13. Campeão é campeão", disse Renato Gaúcho.
O ex-atacante, que fez parte do elenco rubro-negro em 1987, reiterou que a conquista deve ser atribuída ao Flamengo, pois a equipe venceu o módulo verde contra adversários da elite nacional. "O campeão não se ganha fora do campo gritando, se ganha nas quatro linhas. O Flamengo foi campeão, jogamos contra os melhores. O Sport disputou a segunda divisão, não existia este confronto entre primeira e segunda divisões. Fizemos a final contra o Internacional", acrescentou.
O Campeonato Brasileiro de 1987 segue como um dos capítulos mais controversos do futebol nacional. A CBF havia determinado um quadrangular final entre os campeões e vice-campeões dos módulos Verde (Flamengo e Internacional) e Amarelo (Sport e Guarani). Flamengo e Inter se recusaram a jogar, e o Sport venceu o Guarani, sendo reconhecido pela entidade como o campeão nacional. Após disputas judiciais, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou o título do Leão como único oficial.