Essa é a quarta vez que o Sport começa a Série A com um ponto em três jogos (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Sport vive um momento preocupante no início do Campeonato Brasileiro de 2025. Com apenas um ponto conquistado em nove disputados, após a derrota por 3 a 1 para o Vasco, no último sábado (12), o Leão da Ilha iguala o pior desempenho da história rubro-negra nas três primeiras rodadas da Série A na era dos pontos corridos.
Desde que o atual formato foi implantado, em 2003, essa é a quarta vez que o Leão da Ilha soma apenas um ponto nas três primeiras rodadas da competição. As outras campanhas aconteceram em 2009, 2016 e 2021 — sendo que em duas delas (2009 e 2021), o time terminou rebaixado.
O histórico reforça o sinal de alerta. Nos anos em que largou mal, o Sport não conseguiu se recuperar na tabela e acabou punido ao fim da temporada. Em 2016, foi a única exceção: escapou do rebaixamento, mas flertou com a zona de perigo até as últimas rodadas.
É a quarta vez que o Leão soma apenas um ponto nas três primeiras partidas da competição. As outras ocasiões foram em 2009, 2016 e 2021 — com destaque para 2009 e 2021, temporadas em que o time acabou rebaixado. A repetição do desempenho acende um sinal de alerta nas bandas da Ilha do Retiro.
Com o resultado, o Sport ocupa a 19ª colocação na tabela, à frente apenas do lanterna. O time está pressionado por uma reação imediata para não deixar que o mau início comprometa o restante da campanha.
Próximo desafio
A oportunidade de recuperação virá em casa. O próximo compromisso do Sport será na quarta-feira (16), contra o Red Bull Bragantino, na Ilha do Retiro. O duelo é visto como decisivo para o time pernambucano, que precisa somar pontos diante de sua torcida para espantar a “crise” e recuperar a confiança.
Confira o desempenho do Sport na Série A após três rodadas em cada edição dos pontos corridos: