Esportes DP

NÁUTICO

Em primeira saída de PE no ano, Náutico busca reverter sequência fora do estado e manter tabu sobre fragilidades do Vitória

Alvirrubro não vence fora do estado desde outubro, mas, também, não perde para o Leão Baiano há oito anos

postado em 04/06/2021 07:00 / atualizado em 04/06/2021 07:57

<i>(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)</i>
Na próxima segunda-feira, o Náutico sairá pela primeira vez de Pernambuco na temporada 2021. Visitando o Vitória, o Timbu quer voltar a vencer longe do estado após sete meses e meio. O retrospecto, porém, é muito favorável aos recifenses, que não são derrotados pelos soteropolitanos há oito anos e chegam com boa expectativa para manter a sequência.

Disputando somente o Pernambucano antes da Série B e estreando em casa na disputa, o Náutico ainda não teve jogos fora de Pernambuco na temporada. A última aventura longe da Terra dos Altos Coqueiros foi em 24 de janeiro, quando empatou com o Cruzeiro, na 37ª rodada da Série B, no Independência. A última vitória, porém, foi bem antes, em 20 de outubro, na 17ª rodada, contra o Oeste. Desde então, oito empates e três derrotas.

Essa saída foi comentada pelo meia Jean Carlos, que afirmou que o time tem que manter a mesma postura dos jogos nos seus mandos. "A gente sabe que todos os jogos fora, independente de estar tendo torcida ou não, são jogos difíceis. Mas desde quando o Hélio chegou, a gente vem se portando da mesma forma que a gente joga em casa, a gente joga fora. É óbvio que, pensando assim, vitória em casa e empate fora é legal, mas a gente sempre vai buscar a vitória fora também".

Para reverter a sequência, o jogo contra o Vitória, nesta segunda, aparece como uma boa oportunidade. Já são oito anos sem derrotas frente ao Leão Baiano. Nesse recorte, foram três vitórias pernambucanas, seguidas de três empates, entre um jogo amistoso, a Série B e a Copa do Nordeste. O último triunfo Rubro-Negro aconteceu no Brasileirão de 2013. No retrospecto geral, são 20 jogos vencidos pelo Náutico, 17 pelo Vitória e 15 empates.

Além disso, o momento do time também não é dos mais pacíficos. Mesmo disputando a terceira fase da Copa do Brasil e tendo alcançados as semifinais da Copa do Nordeste, o Rubro-Negro ainda vive um momento de instabilidade na temporada. Com apenas oito vitórias no ano, o time vem sofrendo em alguns setores, sem conseguir apresentar uma produtividade tão alta e perdendo a intensidade muito rapidamente em suas partidas.

Foi assim na estreia da Série B, por exemplo, quando o Leão saiu na frente do Guarani, apresentando um certo domínio, mas, ainda no primeiro tempo, perdeu velocidade e passou a apresentar erros sistêmicos, o que culminou no empate bugrino. De quebra, o time ainda perdeu o seu lateral esquerdo titular, Pedrinho, que foi expulso e não enfrenta o Timbu, que, por sua vez, segue se destacando pela produtividade e pela intensidade na temporada.

Apesar disso, o zagueiro Camutanga, frisou o respeito ao tamanho do adversário que o Timbu tem pela frente, em um clássico regional. "A gente sabe da dificuldade que vai ter em jogar contra o Vitória. É uma equipe grande do Nordeste. Por serem dois times do Nordeste, é um clássico, então vai ser muito difícil. A equipe deles é muito boa, mas vamos lá, com os pés no chão mais uma vez. No ano passado, a gente fez dois jogos muito difíceis, que foram dois empates, então vamos tentar pontuar lá de todo jeito, porque a gente precisa se manter na ponta da tabela".

Tags: jean carlos nautico vitoria sequencia bahia camutanga viagem