Esportes DP

NÁUTICO

Com adversários definidos, técnico do sub-20 projeta Copinha e avalia conjunto do Náutico

Timbu divide a chave 30 com Inter de Limeira/SP, Ibrachina/SP e Serranense/MG; competição acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro

postado em 14/12/2021 12:00 / atualizado em 14/12/2021 14:10

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Atual campeão pernambucano e nordestino na categoria sub-20, o Náutico conheceu, na última segunda-feira, os seus adversários na Copa São Paulo de Futebol Júnior - tradicional Copinha -, maior competição de base do Brasil, que acontece entre os dias 2 e 25 de janeiro. Único representante do estado a jogar na capital paulista, o Timbu terá pela frente o Imbrachina e a Inter de Limeira, ambos paulistas, e a Serranense, equipe de Minas Gerais. Após a confirmação do grupo, o técnico da categoria alvirrubra, Adriano Souza, analisou o roteiro do Alvirrubro no campeonato.

"A gente ficou satisfeito e feliz com o grupo que nos foi apresentado, apesar de entender que tem duas equipes que, apesar de não ter uma tradição ou um peso forte em termos de camisa, são fortes. O Imbrachina e a Inter de Limeira, que fez um bom campeonato paulista e travou duelos difíceis com a Ferroviária. Eles (o Imbrachina) têm vários atletas que fizeram parte de elencos passados de São Paulo, Corinthians, e hoje em dia contam com alguns jogadores emprestados pelo Palmeiras. Então, sabemos que são equipes fortes. Mas esperamos avançar, de preferência em primeiro, e dar seguimento à competição da melhor maneira possível", disse Adriano.

Na chave 30, o Timbu é um dos 128 clubes que buscam o alçar voos mais altos na maior competição da categoria no cenário nacional. Hoje, protagonista no estado e na região, a equipe alvirrubra conta com um elenco que mescla juventude e, também, experiência. Isso porque, apesar da nova safra de garotos, recém-promovidos do sub-17, a equipe alvirrubra tem peças remanescentes. Confiante, Adriano, também, avaliou o grupo que tem em mãos.

"A gente tem um grupo que durante todo o ano vem se preparando com foco nessa competição. A Copa São Paulo, como eu gosto de dizer, é uma espécie de Copa do Mundo do futebol de base do Brasil. Temos um grupo bastante jovem, repleto de atletas que ascenderam do sub-17 no ano de 2020 para 2021, em seu primeiro ano de sub-20. E outros remanescentes do grupo passado, que são a base de fortalecimento dessa equipe. Apesa disso, é um grupo muito forte mentalmente, que vem se preparando e se fortalecendo cada dia mais. Uma equipe muito ofensiva, que faz muitos gols. Um DNA ofensivo e a gente entende que estamos, sim, prontos para a competição", avaliou.
 
ESTADUAL PENDENTE

Após o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), alegando escalação irregular de atletas, punir o Santa Cruz com a perda de três pontos - e consequente eliminação do torneio, além de uma multa no valor de R$ 3 mil -, uma ação do Tricolor, revertendo a decisão, adiou os jogos das semifinais do estadual. Dessa forma, a competição tende a 'chocar' com a Copinha, o que, para Adriano, tem prejudicado na preparação para o campeonato nacional.
 
"A gente não pode direcionar o foco completamente para a Copa São Paulo. Entendemos que a semifinal (do PE) pode vir a ocorrer, estamos no aguardo, e a gente se prepara com foco nas duas competições. Isso atrapalha um pouco, de certa forma, mas a gente sempre passa para os atletas que se estivermos prontos para uma, estaremos para a outra", comentou.

Tags: São Paulo campeonato base nacional copinha náutico