
Na noite da última segunda-feira (3), o Náutico bateu o Altos-PI por 1 a 0 nos Aflitos e garantiu o retorno à zona de classificação da Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, o resultado está longe de trazer tranquilidade à equipe da Rosa e Silva.
Faltando oito rodadas para o fim da primeira fase da competição, o Timbu ocupa a 5ª colocação, com 18 pontos. O equilíbrio entre as equipes da metade de cima da tabela, no entanto, mantém o alerta ligado entre os alvirrubros. Isso porque a distância entre o 2° colocado, São José, e o primeiro time fora do G-8, Confiança, é de apenas 3 pontos.
Essa paridade entre os times do topo da tabela é vista com naturalidade pelo comandante alvirrubro Fernando Marchiori, que aposta na atenção aos detalhes para conquistar os resultados necessários para a classificação ao mata-mata.
“A competição é assim, acirrada. É muito igualada. Olha hoje o jogo duríssimo que tivemos. Quem está lá embaixo jamais quer ficar e quem está em cima está lutando pra ficar (na zona de classificação). Acho que só o Amazonas (1° colocado) criou uma boa gordura. O resto é jogo a jogo, é cada jogo uma decisão, é ponto a ponto”, afirmou.
“Então temos que entender que pontuar é fundamental. Acredito que nós saltamos uma posição por conta de saldo de gols, por mais um gol. Então acho que tudo isso aí é muito parelho, é onde nós temos que ter muito cuidado e equilíbrio para os próximos jogos”, completou.
Tendo em vista o recorte histórico da Série C, o Náutico precisa alcançar os 29 pontos para avançar à próxima fase do torneio. A atual pontuação do Timbu, 18 pontos, aponta a necessidade de vencer, ao menos, três das últimas oito rodadas. Além de mais dois empates.
“Nós fizemos um estudo. No ano passado, nessa mesma rodada, o São José era o 8° com os mesmos 16 pontos. […] Então dentro disso, você fala aí de uma linha de corte entre 29 e 30 pontos. Pode ser um pouco pra lá, um pouco pra cá por conta de empates, mas eu creio que não fuja demasiadamente dessa pontuação”, acrescentou.
Os comandados de Marchiori voltarão a campo na próxima segunda-feira (10), às 20h, diante do Ypiranga pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim-RS.