Esportes DP

NÁUTICO

Náutico vai a novo julgamento por confusão entre uniformizadas e pode jogar sem público contra o São Bernardo

Timbu terá recurso contra a punição imposta pelo STJD julgado na próxima quinta-feira (17)

postado em 14/08/2023 20:33 / atualizado em 14/08/2023 21:00

<i>(Foto: Tiago Caldas/CNC)</i>
A sequência de decisões que o Náutico terá pela frente na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro se inicia nos tribunais. Na próxima quinta-feira (17), o Timbu será novamente julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a confusão entre organizadas nas arquibancadas da Arena Batistão, no jogo contra o Confiança, no dia 12 de junho, pela 8ª rodada da Terceirona.

Após o conflito, tanto o Timbu, quanto o Dragão, foram penalizados com dois jogos de portões fechados e o pagamento de multa no valor de R$ 10 mil. Contudo, as equipes conseguiram efeito suspensivo e vinham realizando seus jogos com a presença de público. O julgamento servirá para o pleno do STJD julgar o recurso do Náutico. Caso a defesa da equipe pernambucana não obtenha êxito e o tribunal mantenha a punição, a partida contra o São Bernardo, válida pela última rodada da Série C, será disputada sem a presença da torcida alvirrubra no estádio dos Aflitos.

Relembre o caso

No dia 12 de junho, antes do empate em 2 a 2 com o Confiança, integrantes de organizada entraram em conflito nas arquibancadas da Arena Batistão. Após o ocorrido, o Náutico teve o setor Hexa interditado. O local costuma ser o ponto de encontro de membros da principal organizada do clube, mesmo banidos pela justiça. A proibição da entrada de quaisquer materiais que fizessem alusão às uniformizadas no estádio foram outras medidas preventivas impostas pelo STJD.

O julgamento do caso aconteceu no dia 11 de julho, sendo determinado pelo STJD a perda do mando de campo de dois jogos com portões fechados e multa de R$ 10 mil aos clubes, punição que entraria em vigor já na partida contra o Figueirense, pela 13ª rodada. No entanto, o departamento jurídico alvirrubro conseguiu efeito suspensivo e o duelo contra a equipe catarinense, bem como os jogos contra Remo e CSA aconteceram com a presença do público.

O que diz o clube

No entendimento do clube, a punição já foi cumprida preventivamente após se submeterem às medidas preventivas que foram impostas pelo STJD nos jogos contra Amazonas, Altos e Figueirense, como o fechamento do setor Hexa.

"Nós entramos com embargo dessa decisão (pena de 2 jogos sem público) pra que a comissão que julgou se pronunciasse sobre a detração da pena porque o Náutico já vinha cumprindo uma punição preliminar concedida pelo presidente do STJD, então o Náutico entende que já cumpriu com essa punição", disse Luiz Gayão, em entrevista à Rádio Jornal, no dia 17 de julho.

O julgamento está marcado para às 11h da próxima quinta-feira (17).

Tags: nautico aflitos confiança timbu dragão série c stjd futebol julgamento