Esportes DP

NÁUTICO

Náutico recupera Certificado de Clube Formador após oito anos; entenda a importância do documento

Documento dá maior respaldo jurídico ao Timbu nas negociações de atletas da base

postado em 14/12/2023 18:59 / atualizado em 14/12/2023 19:26

<i>(Foto: Divulgação/CNC)</i>
O Náutico recuperou o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF após oito anos. A conquista foi comunicada pelo clube através das suas redes sociais e entregue ao clube na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O Timbu se torna o terceiro pernambucano a obter o documento, juntando-se a seleta lista formada ainda por Retrô e Sport.

O certificado atesta que o Náutico atende às normas e exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para as categorias de base. Para tanto, o clube precisou investir na melhoria do Centro de Treinamento Wilson Campos, bem como na contratação de novos profissionais exclusivos para os atletas juniores.

“Melhoramos toda a estrutura do CT, adequando a alimentação junto a nutricionistas, contratamos psicólogas, pedagogas e assistente social. Também inauguramos um auditório que servirá como espaço para aulas extra-curriculares e reforço escolar", detalhou o diretor de futebol Léo Portela.

Com o certificado em mãos, o Náutico terá agora mais segurança jurídica nas questões contratuais dos atletas da base. O documento assegura benefício como o direito ao registro de contratos de formação com atletas a partir dos 14 anos, direito a preferência na renovação e a indenização em caso de acerto com outro clube.

O selo tem duração de dois anos, com possibilidade de renovação, mas podendo também ser suspenso ou revogado caso comprovado o não cumprimento das exigências da entidade.

“Este é mais um passo importante dado pela gestão. Buscamos, desde o primeiro dia, tornar o clube auto sustentável e proteger o patrimônio do Náutico. E o Certificado de Clube Formador é fundamental para que possamos ter mais segurança quanto ao vínculo de atletas menores de 16 anos. Foi necessário um grande esforço e um alto investimento para conseguir o certificado", declarou o presidente Diógenes Braga.

-->

Tags: pernambuco campos wilson ct timbu fpf cbf futebol de pernambucana federação futebol de brasileira confederação formador clube de certificado base de categorias nautico