Esportes DP

NAUTICO

Náutico empata com o CRB, mantém jejum nos Aflitos, mas segue no G4 da Copa do Nordeste

Com o resultado, a equipe da Rosa e Silva se manteve na quarta posição com sete pontos - depende apenas de si para se firmar na próxima fase

postado em 24/03/2024 21:01 / atualizado em 24/03/2024 21:11

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)</i>

O Náutico ficou no empate diante do CRB por 1 a 1, na noite deste sábado, nos Aflitos. O resultado não foi dos melhores para nenhum dos times. Por um lado, o Timbu chegou aos sete pontos, se manteve no G4 do Nordestão, mas não conseguiu aproveitar o tropeço dos adversários do Grupo B. Já o Galo da Pajuçara, terminou a rodada na segunda posição do Grupo A - ultrapassado pelo Sport. Os gols foram marcados por Gegê para o CRB e Paulo Sérgio descontou para o Náutico.

Com o resultado, o Timbu se manteve na quarta colocação, com sete pontos - depende apenas de si para se firmar na próxima fase. Pelo fato negativo, o Náutico chegou ao quarto jogo pelo regional sem vencer como mandante. Já o Galo da Pajuçara, com 12 pontos, caiu para a segunda posição, sendo ultrapassado pelo Sport, no critério de gols marcados.

Para encerrar a fase de grupos, o Náutico visita o América-RN, na próxima quarta-feira (27), às 21h30, na Arena das Dunas. No mesmo dia e horário, o CRB recebe o Altos-PI, no estádio Rei Pelé.

O JOGO

A partida começou bastante estudada, com ambas as equipes dando poucos espaços para o adversário insinuar alguma jogada de perigo. Jogando em casa, o Náutico valorizava a posse de bola, trocando passes sem se precipitar. Já o CRB, adotou uma postura mais retraída, privilegiando conter o ímpeto do adversário. 

Pouco a pouco, o Galo da Pajuçara passou a apresentar mais perigo. Seguindo as orientações do técnico Daniel Paulista, a equipe regatiana começou a subir as linhas e passou a incomodar o sistema defensivo. Após falha na saída de bola do Náutico, Falcão roubou a bola, tocou para Anselmo Ramon que fez uma tabela na entrada da área com Mike, e finalizou com força, a bola explodiu na trave. Com pouca inspiração e muita transpiração, o Náutico rondava a área adversária, mas não conseguia concluir em oportunidades de gols. A equipe aposta, principalmente, em bolas alçadas na área.

Com dores abdominais e diarreia, o técnico Allan Aal precisou ser atendido no vestiário pelo médico alvirrubro. Com isso, o auxiliar técnico, Flávio Alves, assumiu o comando da equipe na beira do gramado. Aos 28 minutos, Diego Matos sentiu uma lesão muscular e foi substituído por Ray Vanegas. A partir daí, os torcedores responderam a substituição com vaias e gritos de "burro, burro!".

A tônica da partida mostrava um confronto bastante equilibrado. De forma desorganizada, o Náutico tentava se impor no campo ofensivo, mas esbarrava no terço final do campo. Até que, na reta final do primeiro, as equipes começaram um verdadeiro “chumbo trocado” no ataque. O Timbu conseguiu criar duas boas oportunidades. A primeira, em boa triangulação, Cléo Silva trocou passes com Patrick Allan, que achou Paulo Sérgio que finalizou para defesa de Matheus Albino. A segunda chance veio, em excelente cruzamento de Arnaldo que mandou na medida para Cléo Silva que cabeceou para nova defesa do goleiro regatiano

O CRB respondeu a pressão, no fim do primeiro tempo. Com boa presença do time no campo ofensivo, Léo Pereira tocou para Anselmo Ramon, que finalizou cruzado para defesa de Vagner. Nos acrescimos, após falha no recuo de bola de Luiz Paulo, Gegê saiu frente a frente com Vagner, tocou na saída do goleiro para abrir o placar nos Aflitos.

A etapa final começou com mudança no Timbu, Patrick Allan saiu para a entrada de Marcos Júnior. O destaque da temporada, acabou sendo substituído por lesão. Com a vantagem no placar, o CRB iniciou o segundo tempo privilegiando a posse de bola no campo ofensivo. 

Já o Náutico, buscava explorar a velocidade para ir até o campo de ataque. Aos 11 minutos, em boa trama ofensiva, o lateral Arnaldo recebeu de Marco Antônio na linha de fundo, cruzou na medida para Paulo Sérgio, que apareceu livre para finalizar e deixar tudo igual na partida. 

Em busca da resposta, o CRB até conseguiu criar boas oportunidades. Em boa trama, Anselmo Ramon tocou para Léo Pereira, que finalizou com perigo, a bola foi na rede, pelo lado de fora. A melhor oportunidade veio nos pés de um ex-Náutico, Hereda, de canhota, finalizou de fora da área e acertou um chutaço que explodiu na trave. Atuando de forma reativa, o Timbu chegou com Kauan Maranhão que desceu em velocidade pela direita e cruzou, a bola acabou desviando em Mateus Ribeiro, e por pouco o defensor não tocou contra o próprio patrimônio.

Buscando a liderança do Grupo A, o Galo da Pajuçara assumiu o posto de protagonista na reta final. Apesar do jejum de vitórias no Nordestão, o Timbu optou por uma estratégia de atuar em transição, buscando explorar os contra-ataques. Com estratégias diferentes, mas o resultado foi igual. Nos minutos finais, Hereda tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Ambas equipes não conseguiram transformar volume em gol, o duelo terminou empatado nos Aflitos.


FICHA DA PARTIDA:

NÁUTICO 1
Vagner; Arnaldo, Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos (Ray Vanegas) (Thalissinho); Souza, Marco Antônio (Wendel Lessa) e Patrick Allan (Marcos Júnior); Cléo Silva(Kauan Maranhão), Luiz Paulo e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.

CRB 1
Matheus Albino, Hereda, Fábio Alemão, Saimon e William Formiga (Matheus Ribeiro); Falcão (João Pedro) , Rômulo (Caio Cesar) e Gegê; Léo Pereira (Welder), Mike (Labandeira) e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.


Local: Estádio do Aflitos, no Recife
Horário: 19h
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Alisson Lima Damasceno e Andre da Silva Andrade (Ambos do PI) 
Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Marco Antônio (N); Hereda (2x) (C)
Cartão Vermelho: Hereda (C)
Gols: Gegê, aos 46/1T (C) ; Paulo Sérgio, aos 11/2T (N)
Público: 5.785 torcedores
Renda: R$ 94.047,00

Tags: nautico crb aflitos empate copa do nordeste paulo sergio gege