Esportes DP

COLUNA

Léo Medrado: 'Brasil deu um cruzado na ponta do queixo dos negativistas'

Boa atuação da Seleção Brasileira diante da Inglaterra reacende a esperança de dias melhores na Canarinha

postado em 25/03/2024 08:41

<i>(Foto: BEN STANSALL/AFP)</i>
Chá…colate pra inglês ver
Apenas dois jogadores brasileiros que estavam em campo, tinham vaga garantida para a Copa do Mundo. Vini Jr e Endrick. Todos os demais, brigarão pela vaga. Rodrygo, Paquetá e Raphinha estão bem encaminhados. Do meio pra trás, ninguém tem passaporte carimbado para a América do Norte. Isso justifica a gana, a intensidade dos brasileiros no jogo. Houve nada de “amistoso” em Wembley. O Brasil jogou melhor que a Inglaterra e deu um cruzado na ponta do queixo dos negativistas. Os pessimistas que falam que o futebol brasileiro tá acabado ficaram sem argumentos. É preciso ser non sense pra tirar o Brasil do rol de favoritos pra uma Copa. Como pode uma Seleção que tem o ataque completo do maior clube do planeta, não estar no rol dos melhores?   Vini Jr e Endrick enlouqueceram os ingleses. Ah! E agora temos um treinador de verdade. Foram três erros graves da CBF. Colocou Ramon Menezes interinamente pra comandar a Seleção. Tão fraco que nos tirou das Olimpíadas. Tentou italianizar o nosso futebol cobiçando Ancelotti que em nenhum momento demonstrou interesse em comandar a Seleção. O terceiro foi apostar no Dinizismo. Bom e revolucionário treinador. Mas correríamos um sério risco de perder a Copa num erro na saída de bola.  Finalmente a CBF fez o óbvio. Contratou o melhor treinador do Brasil em atividade. Dorival Júnior simplifica e os jogadores rendem o que sabem. Essa é a mirabolante fórmula para um time dar certo. Difícil, né?

This is End…rick!
Pena que ele não fez o segundo gol… Mas valeu! Marcar um na estreia, jogando em Wembley contra a Inglaterra não é pra qualquer um. E arrancando elogios dos adversários e da imprensa britânica. Lembrei-me de Zico em 1981. Sempre fui fã do Galinho. Tinha 16 anos e vibrei como poucas vezes. O Brasil ganhava da Inglaterra com um gol dele, e a imprensa mundial começava a enxergar uma equipe que encantaria o mundo, um ano depois… Será?
 
Inventa não, “vi”?? 
Primeiro tempo lento e sem inspiração. Nada criou. Segundo tempo, adiantou a marcação, forçou os erros dos abecedistas, teve mais posse de bola e… venceu. Apesar da lentidão em campo, Zé Roberto fez a diferença. Meteu uma bola na trave, deu assistência pra Romarinho fazer 1x0 e ele mesmo marcou o segundo, num passe açucarado de Barletta. Vitória fundamental. Na última rodada, terá que vencer a Juazeirense para aproveitar a condição de jogar em casa nas quartas e semis. Ah! Recado pro Soso: “Inventa não, vi??”

Classificação na mão
O Náutico será o único time do Grupo B que enfrentará uma equipe já desclassificada na última rodada do Nordestão, o América RN. Se ganhar, poderá chegar até em segundo. Basta Fortaleza e Altos não vencerem. Resultados possíveis. Quanto ao jogo de ontem, o empate foi defensável, apesar das duas bolas do CRB na trave. O gol de Paulo Sérgio foi trabalhado. O de Gegê foi “achado”, na falha de Luís Paulo.