Esportes DP

SÉRIE C

Adversários de Náutico e Retrô, equipes paulistas chegam forte para a disputa da Série C

Confira com chegam os paulistas Guarani, Ponte Preta, Ituano e São Bernardo, além do mineiro Tombense e do goiano Anápolis

postado em 08/04/2025 18:41 / atualizado em 09/04/2025 18:09

<i>(Foto: Marcos Ribolli / PontePress)</i>
A Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 começa neste sábado (12) e contará com 20 equipes na disputa nacional, com brigas que prometem bastante equilíbrio para o acesso à Segunda Divisão e evitar o rebaixamento para a Série D.

Nesta edição da Terceirona chama a atenção a presença das equipes paulistas, sempre fortes nas divisões nacionais. A competição contará com o inédito embate entre os rivais Guarani e Ponte Preta pela Série C. Equipes de Campinas foram rebaixados na última Série B e chegam fortes visando o retorno à Segunda Divisão.

Ainda no estado de São Paulo, teremos as presenças do Ituano e São Bernardo. O Galo de Itu também chega após rebaixamento em 2024, já o Tigre irá para mais uma Série C, onde chegou ao quadrangular de acesso na temporada passada. 

Além dos clubes paulistas, o Tombense também representará a região Sudeste na competição nacional e busca ambições maiores após permanência na Série C em 2024. A região Centro-Oeste terá a representação apenas do Anápolis, recém-promovido e vice-campeão da Série D. Confira como chegam as equipes;

Guarani 

O Bugre chega para a disputa da Série C após frustrante rebaixamento em 2024. Equipe foi a lanterna da Série B e amargou o seu terceiro rebaixamento para a Terceira Divisão.

O Guarani chega com uma das camisas mais pesadas da competição, ostentando o título de campeão brasileiro em 1978. Apesar de peso histórico, os últimos tempos são marcados por rebaixamentos para a equipe, com 10 descensos neste século.

Para buscar o retorno imediato para a Segunda Divisão, o clube de Campinas aposta no jovem técnico Maurício Souza, ex-Flamengo, e em jogadores de potencial no cenário nacional. Elenco do Bugre conta com o atacante Rafael Bilu, os meias Anderson Leite, Ryuta Takahashi, Isaque e Mateus Sarará, além dos defensores Alan Santos e JP Galvão. Clube também terá o zagueiro Léo Coltro, com passagem recente pelo Náutico.

Na primeira parte da temporada, o Guarani não conseguiu avançar para o mata-mata do Campeonato Paulista e não realiza jogos oficiais desde o dia 23 de fevereiro, quando empatou com o Corinthians fora de casa. 
 
 

Ponte Preta

A Macaca volta a disputar a Terceira Divisão 35 anos depois de sua única participação, em 1990. Apesar de frustrante queda, o clube alvinegro iniciou a temporada de 2025 com esperança de um breve retorno para a Série B.

A Ponte terminou o Campeonato Paulista com uma expressiva campanha de 22 pontos somados em 12 partidas, incluindo vitórias contra Mirassol e São Paulo fora de casa. Devido a ficar com a terceira melhor pontuação do seu grupo, o clube não conseguiu avançar para o mata-mata. A última partida da equipe aconteceu pela Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Concórdia no dia 26 de fevereiro. 

Dentro do seu elenco, comandado por Alberto Valentim, a Ponte Preta conta com figuras conhecidas, como os ex-jogadores do Sport Danilo Barcelos e Pedro Vilhena. Ainda se destacam o experiente goleiro Diogo Silva, o meia Élvis e os atacantes Jonas Toró e Jean Dias. 
 
 
 
Ituano 

O Galo de Itu é mais um paulista que chega à Série C após rebaixamento no ano anterior. O clube-rubro-negro retorna para a Terceirona após já ter conquistado em duas oportunidades a competição, nos anos de 2003 e 2021.

O Ituano chega para a disputa nacional após não conseguir um importante objetivo na temporada, o retorno à elite do Campeonato Paulista. Clube tenta salvar o ano com o retorno para a Segunda Divisão nacional, após cair nas semifinais da Série A2 em São Paulo.

O time inicia a Série C comandando pelo técnico Mazola Júnior, que iniciou a competição em 2024 comandando o Náutico. Entre as principais peças do elenco se destacam o goleiro Jefferson Paulino, o zagueiro Luiz Gustavo e os atacantes Osman e Neto Berola. 

São Bernardo

O Tigre do ABC também chega no campeonato nacional motivado após grande campanha no Paulistão. O São Bernardo teve a segunda melhor campanha geral da primeira fase na competição e foi eliminado nas quartas de final para o Palmeiras. 

Equipe do interior paulista tenta um final diferente na briga pelo acesso à Segunda Divisão. Em 2024, o clube chegou ao quadrangular de acesso e acabou ficando na última posição do seu grupo, amargando a permanência na Série C. 

O São Bernardo é comandado pelo jovem técnico Ricardo Catalá e conta com diferentes jogadores com currículo no futebol nacional. Entre os destaques estão o goleiro Vanderlei, o zagueiro Rafael Foster, o meia Vitinho e os atacantes Rodolfo, Guilherme Queiroz (ex-Santa Cruz) e Felipe Azevedo (ex-Sport).
 
<i>(Foto: Divulgação)</i>
 
 
Tombense 
 
O clube mineiro busca uma Série C mais para a parte de cima da tabela em relação a última temporada, quando terminou na 12º posição. Nesta temporada, o Tombense foi eliminado na semifinal do Estadual frente ao Atlético-MG e caiu na segunda fase da Copa do Brasil, com derrota para o Operário-PR.

A equipe do técnico Raul Cabral conta o experiente zagueiro Roger Carvalho, o meia ex-Grêmio Lucas Mila e o atacante Douglas Coutinho.

Anápolis 

Vice-campeão da Série D em 2024, o Anápolis inicia a competição com foco na permanência na Terceirona. O Galo da Comarca chegou na final do Campeonato Goiano desta temporada, sendo superado na final para o Vila Nova.

A equipe goiana é comandada pelo técnico Ângelo Luiz e conta no elenco com o zagueiro Victor Oliveira (ex-Santa Cruz), o meia João Afonso e o atacante Igor Cássio. 




Tags: série c guarani ponte preta são bernardo ituano tombense anápolis