Esportes DP

PERNAMBUCANO

No Cornélio de Barros, Salgueiro e Vera Cruz decidem adversário do Sport na semifinal

Pela tarde, Retrô, Central, Sete e Vitória iniciam o quadrangular do rebaixamento

postado em 05/05/2021 09:00 / atualizado em 05/05/2021 12:00

<i>(Foto: Divulgação/SAC)</i>
O atual campeão de um lado; do outro o mais jovem entre os times classificados ao hexagonal do título. Com perfis diferentes, Salgueiro e Vera Cruz se enfrentam, a partir das 18h45, no Cornélio de Barros, para decidir quem segue na disputa do Campeonato Pernambucano 2021. Com ares de decisão, o eliminado no embate, além de não enfrentar o Sport pela semifinal do certame, realizará o último jogo oficial nesta temporada.

Isso ocorre porque o Carcará, que não conta mais com o ‘mister’ Daniel Neri, desistiu oficialmente de participar da Série D do Campeonato Brasileiro. Alegando graves problemas financeiros, o Tricolor do Sertão se desfez de algumas peças importantes no decorrer do Campeonato Pernambucano e estará em campo diante dos vitorienses sem Bruno Sena nem Ciel - destaques neste início de temporada.

Já o Galo das Tabocas, que também possui em disputa a vaga na Série D 2022, entrará no tapete verde do Salgueirão com todo gás de seu jovem escrete. Sob o comando de Edson Canhão, a rapaziada do Vera Cruz - com destaque para Pedro Maycon e Romarinho - surpreendeu a todos durante a primeira fase do estadual e, com 40% dos pontos conquistados, garantiu, de maneira inédita neste século, vaga no mata-mata do Pernambucano.

QUADRANGULAR DO REBAIXAMENTO

Em outras palavras, pode-se dizer que o quadrangular do rebaixamento é o antônimo de glamour. Enquanto o pelotão de cima disputa o título do Campeonato Pernambucano, os quatro piores classificados - Retrô, Central, Sete de Setembro e Vitória das Tabocas - lutam contra a queda à Série A2 do estadual. Com três rodadas até a resolução, as equipes do QR se enfrentam no formato pontos corridos e os dois últimos são automaticamente despromovidos.

Abrindo a disputa, logo o embate entre os favoritos do recorte: às 15h, o Retrô recebe o Central na Arena de Pernambuco. Simultaneamente, no Gigante do Agreste, em Garanhuns, o Vitória das Tabocas visita o Sete de Setembro para decidir quem larga na frente dentre os ‘patinhos feios’ do quadrangular do rebaixamento. 

Além de amargar lanterna e vice-lanterna respectivamente, Taboquito e Lobo-Guará possuem, de acordo com o regulamento do torneio, desvantagem em relação aos outros rivais. Segundo as normas, retrolinos e centralinos, por conta de suas posições privilegiadas na tabela, realizarão duas partidas em casa. Por outro lado, naturalmente, os dois últimos colocados na primeira fase disputarão apenas um jogo em seus respectivos estádios.

Após os embates da tarde desta quarta-feira (5), os times que estão na disputa do voltam a campo às 15h do próximo domingo (9). Em Caruaru, o Central recebe o Sete de Setembro. Já o Retrô visita o Vitória na Arena de Pernambuco, mesmo local onde manda seus jogos.

Tags: vera cruz quartas de final quadrangular do rebaixamento salgueiro pernambucano estadual