Uma das principais promessas de campanha do presidente Joaquim Bezerra e da chapa de oposição “ProSanta”, que venceu as eleições do Santa Cruz em fevereiro, a reforma do Estatuto do clube será decidida neste sábado. Em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada de maneira remota, por conta dos protocolos de prevenção contra a Covid-19, os sócios terão a oportunidade de votar pela aprovação ou rejeição do novo regimento tricolor.
A votação será realizada das 9h às 20h. Como o procedimento é 100% online, a expectativa do clube é de que a apuração dos votos não demore e, até às 21h, já se tenha o resultado definido. Os sócios aptos a votar receberam por e-mail um login e uma senha para ter acesso ao site bisavoto.com.br, onde serão depositados os votos. Para contemplar todos os associados, o Santa Cruz fez uma parceria com a BisaWeb, empresa de tecnologia da informação.
“Vai ser um dia histórico. A gente espera a aprovação do estatuto, que é um projeto que foi tocado a várias mãos, teve contribuição de todas as categorias de torcedores, a torcida incorporou e participou de todo o processo. Caso seja aprovado, vamos deixar um legado para o Santa Cruz. O novo estatuto é baseado na democracia, transparência, participação popular, incentivo à base e modernização”, destacou Mário Godoy, presidente do Conselho Deliberativo.
A quantidade de sócios aptos a votar, desde o último processo eleitoral, que elegeu a atual gestão do Santa Cruz, quintuplicou. Isso porque, o presidente Joaquim Bezerra, quando lançou o novo plano de sócios, determinou que todas as categorias terão direito a voto. Algo que o novo estatuto prevê por obrigatoriedade. Dessa maneira, 5.656 sócios ficaram adimplentes até o dia 18 de março. A lista com todos os nomes foi publicada no site oficial do clube.
“Vai ser o maior evento democrático da história do Santa Cruz. As eleições sempre foram elitistas, uma democracia censitária, baseada na capacidade financeira dos sócios, contrariando o histórico e a filosofia de fundação do clube, que é do povo, da massa. Na última eleição, por exemplo, tivemos apenas cerca de mil votos. Agora, estão aptos a votar mais de cinco mil sócios, mostrando que, realmente, é o maior evento democrático”, disse Mário Godoy.
Caso seja aprovado, o novo texto do estatuto vai precisar ser arquivado no cartório e só depois de três meses estará vigente. Até esta data, alguns pontos sob discussão do antigo regimento vão continuar existindo no clube. A aprovação da reforma estatutária do Santa Cruz será considerada válida caso receba a maioria simples dos votos, além de atingir pelo menos 1/5 (um quinto) dos sócios, como determina a atual regulamentação.
PRINCIPAIS PONTOS DA PROPOSTA DO NOVO ESTATUTO
- 40% das vagas do Conselho Deliberativo para chapas vencidas
- Garantida de 10% das vagas do Conselho destinadas às mulheres
- Realização periódica de reuniões do Conselho Deliberativo abertas ao sócio
- Conselho Deliberativo independente, presidente do órgão eleito pelos conselheiros
- Impedimento do presidente do executivo assumir a presidência do deliberativo na gestão seguinte
- Extinção do Conselho de Administração e Transferência de suas atribuições ao Conselho Deliberativo
- Ampla divulgação das atas e convocações do Conselho Deliberativo
- Demissão e contratação do diretor patrimonial sujeitas à avaliação do Conselho Deliberativo