Esportes DP

COLUNA BETO LAGO

Beto Lago: 'A conversa com o presidente do Santa Cruz foi enriquecedora, o tricolor parece estar em boas mãos'

O Santa Cruz estreia na pré-temporada no dia 7 de dezembro contra o CSA

postado em 21/11/2024 08:45 / atualizado em 21/11/2024 08:45

<i>(Foto: Arquivo pessoal)</i>
No caminho certo

A entrevista que fiz ao lado do jornalista Claudemir Gomes com o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, no meu canal DePrimeira com Beto Lago, no YouTube, foi muito enriquecedora. Abordamos tanto aspectos pessoais - como a paixão de Bruno pelo Tricolor desde a infância - quanto questões mais sérias que envolvem o clube. Discutimos a turbulência que o Santa Cruz enfrentou quando assumiu o clube ("era um caos") e o trabalho que foi desenvolvido para a formação de um time competitivo em 2024, além das estratégias para a temporada de 2025. Um ponto que ficou claro é a prudência de Bruno em relação à SAF, que parece não se concretizar neste ano. Essa cautela é, sem dúvida, necessária, pois precisava compreender profundamente os desafios e os problemas que o clube enfrenta. As novidades (em sua maioria, negativas) que surgem diariamente, exigem um equilíbrio emocional. Com a frieza e o jogo de cintura característicos de um político, Bruno conseguiu unir forças em vez de afastar aliados ou desafetos ("se existir, vou tentar trazer para o nosso lado").

Para um clube em constante ebulição, sua chegada se mostrou um divisor de águas. Um aventureiro poderia ter "negociado" o Santa Cruz de forma equivocada, resultando em mais uma SAF desastrosa no futebol. Embora haja riscos, a decisão de contar com a consultoria da Alvarez e Marçal, com vasta experiência internacional, traz um otimismo fundamentado. Bruno parece trilhar um caminho certo. Esse foi o sentimento que me acompanhou durante a entrevista. É claro que, como em qualquer empreitada no futebol, não será fácil. Contudo, fiquei impressionado com o que vi e ouvi. Foram mais pontos positivos que negativos. O Santa Cruz Futebol Clube parece estar em boas mãos, e isso renova a esperança para o futuro do clube.

 

Grande desafio

Dorival Júnior quer entrosar esse padrão de jogo da Seleção Brasileira, mas a dificuldade passa em encontrar as peças certas para setores críticos, como laterais e proteção da zaga. O desempenho até aqui não atendeu às expectativas, e ajustes são necessários para melhorar a performance da equipe, e 2025 será um grande desafio. Os dois próximos jogos serão em março contra Colômbia (provavelmente em Porto Alegre) e Argentina (na casa deles).

 

Ingressos caros

Os preços exagerados dos ingressos afastaram o "torcedor-raiz" das arquibancadas da Seleção Brasileira. A CBF errou ao colocar o mais barato sendo 200 reais. O vazio em espaços na Arena Fonte Nova acaba sendo péssimo para a imagem da Canarinha. Ainda mais quando se pede para recuperar a identificação da Canarinha com a torcida. Que sirva de exemplo, também, para os clubes brasileiros. Entendeu, diretoria do Sport?

 

Aumento na cota em 2025

Como a CBF não mudou a forma de disputa do Brasileiro da Série C para 2025, os dirigentes vão partir para outra luta: um aumento nas cotas de participações. Neste ano, cada clube recebeu R$ 1,2 milhão na primeira fase e outros R$ 312 mil para os oito classificados. Lembrando que despesas de viagens, hospedagens e alimentações (com um número estabelecido pela entidade), além das taxas de arbitragens, são pagos pela entidade.

Tags: beto lago presidente bruno rodrigues dorival junior seleção brasileira ingressos série c