Esportes DP

SPORT

Entrevista: Candidato Delmiro Gouveia planeja renovação com experiência na gestão do Sport

O advogado Delmiro Gouveia, da chapa "Juntos pelo Sport", foi o terceiro candidato a presidente do Sport entrevistado pelo Diario de Pernambuco

postado em 02/03/2021 08:01 / atualizado em 04/03/2021 11:04

<i>(Foto: Tsuey lan Bizzocchi/Divulgação)</i>
A eleição do Sport ganhou um novo capítulo. Depois da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) determinar novas medidas preventivas por conta do crescente número de casos da Covid-10 em Pernambuco, o pleito rubro-negro foi adiado mais uma vez. Mesmo com o adiamento, o Diario de Pernambuco vai seguir com a série de entrevistas com os candidatos à presidência com o objetivo de não prejudicar quem ainda não teve o espaço dado.

Concorrendo pela chapa “Juntos Pelo Sport”, o advogado Delmiro Gouveia é o terceiro entrevistado. Sem se intitular como oposição ou situação, o candidato planeja uma gestão aliando a renovação com a experiência. Com o apoio do ex- presidente Luciano Bivar, o ex- comodoro do Iate Clube de Pernambuco planeja usar a experiência profissional na administração do clube. Confira, abaixo, as principais falas do candidato. Ao final, a entrevista completa em áudio.

CANDIDATURA

"Qual aquele torcedor que desde cedo vai ao estádio, gosta do time, e não tem o desejo de contribuir com o clube? Eu entendo hoje que o Sport está necessitando de uma administração e, modéstia à parte, eu acho que consigo dar a minha contribuição. O Sport precisa se renovar, mas também com um futebol mais forte. Eu frequento e contribuo com o clube há 40 anos, então dentro desse cenário eu posso contribuir positivamente para tirar o Sport neste cenário de dificuldade, de endividamento que se encontra".

HISTÓRIA NO CLUBE

"Eu nunca fiz parte de clubinho. Pelo contrário, não sou muito afeito a clubinho. Se observar, minha chapa chama-se “Juntos pelo Sport”, é uma chapa de união, pregamos o diálogo. Estou dialogando com diversos ex- presidentes, pessoas que fizeram a história do Sport, foram campeões. Mas agora chegou o momento de renovação aliada a essa experiência. Apesar de nunca ter tido cargo dentro do clube, eu sempre contribuí. Ou me fazendo presente ou participando e dialogando com alguns diretores".

APOIO DE LUCIANO BIVAR

"Luciano Bivar é um ícone do clube. Se perguntar a qualquer torcedor com o que ele contribuiu no clube falta dedo para dizer de onde ele não deixou de contribuir dentro e fora. Esse apoio dele é fundamental, porque ele enxerga em mim uma renovação sabendo meu modo de gerir, administrar com transparência e ao mesmo tempo renovando o clube de forma responsável. Não podemos renovar o clube sem escutar as pessoas que tanto contribuíram com o Sport"

MOMENTO POLÍTICO

"Eu sempre digo que as eleições são o jogo democrático de direito. Isso faz parte da democracia, é importante a pluralidade de chapas. Agora, vejo com muita tensão essa divisão. Eu acho que deveria ter tido mais conversas para unir em prol do clube. Temos que deixar de apontar nomes, de ter um projeto de poder e partir para o diálogo, ter propostas. Eu acredito que esse seja o caminho".

PLANEJAMENTO DO FUTEBOL

"Realmente é complicado. Sabemos que o Sport enfrenta uma dificuldade financeira acentuada causada por pretéritos presidentes que definharam as finanças do clube. Mas também eu acho que a atual gestão precisava ter um planejamento. É preciso ter um planejamento, traçar metas, cobrar e exigir resultados. Então, vejo esse início com preocupação, até porque nós estamos com o Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, também vamos participar da Copa do Brasil, além da Série A, então são quatro competições".

DIEGO SOUZA

"Diego Souza é uma bandeira do Sport. Sabemos que tem contrato até o final do ano com o Grêmio, mas vou fazer de tudo, no final do ano, se ele quiser, dentro de um planejamento estratégico, trazer ele de volta à Ilha do Retiro. Jogador caro é jogador ruim". 

DIFICULDADES FINANCEIRAS

"Nem tudo na vida é dinheiro. Planejar é muito mais importante que dinheiro. Eu acho que um bom planejamento passa por aí. Fazer mais com menos, não dessa forma como contrataram, foi terrível esse time montado no início de 2020, o elenco é fraquíssimo e não podemos só colocar a culpa na ausência de numerais financeiros. Também falta qualidade nas contratações, que tirando algumas exceções, foram equivocadas. O time foi mal montado. Deixaram de ter o compromisso no clube".

EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA

"Fui comodoro do Cabanga e estou presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores. Não tem muito mistério, é uma conta básica. Não se pode gastar mais do que se ganha. Aquelas contratações sem fazer planejamento não existem, é preciso fazer as coisas pensadas, buscar parcerias privadas e trazer para o clube, é preciso ter uma gestão profissionalizante. É preciso ter um planejamento estratégico ou um planejamento de risco, tem que haver. O clube tem que ter uma sustentabilidade financeira".

CATEGORIAS DE BASE

"As categorias de base têm que ser integradas ao profissional. Aquele profissional de base tem que ser tão preparado ou mais quanto o técnico profissional. Tem que estar preparado para lapidar uma joia e preparar o nosso ativo, isso é fundamental. Temos que dar estrutura aos novos jogadores para poder despontar. Nós temos estrutura, mas não temos feito isso. A valorização da base vai ser fundamental na minha administração".

JAIR VENTURA

"Eu classifico o trabalho de Jair Ventura como muito bom. Dentro do material humano que tinha, ele tirou leite de pedra. Nós temos que reconhecer o bom profissional e ele realmente é um. Diante das peças mal contratadas, têm três ou quatro peças da mesma posição que juntando não dá um jogador. Dentro disso, ele conseguiu espremer e conseguiu deixar o Sport na Série A. Temos que enaltecer".

FORMAÇÃO DA DIRETORIA

"Eu já venho conversando, não fechamos ainda, porque é preciso ter alguns detalhes ainda, mas um nome que me agrada muito é o de Milton Cruz para ser o executivo de futebol. É um estudioso, um profissional preparadíssimo, com experiência no São Paulo, tem gabarito. Me agrada demais, já conversei com ele e estamos em negociação". 

Tags: Delmiro Gouveia chapa candidatura entrevista eleições futebol sport