Esportes DP

SPORT

Dorival Júnior? Diretoria é cautelosa com nomes, mas garante que anúncio de um novo treinador deve ocorrer após as eleições

Resta o aval do Governo de Pernambuco para a realização do pleito

postado em 05/04/2021 12:25 / atualizado em 05/04/2021 12:46

<i>(Foto: Arnaldo Sete/DP Foto)</i>
Sete meses após ser contratado para cumprir o objetivo de evitar o rebaixamento do Sport à Série B do Campeonato Brasileiro, Jair Ventura deixou o comando técnico do Leão. Em pouco mais de 40 jogos pelo Rubro-negro, o carioca esboçou bons jogos pelo Sport, criou uma ‘gordura’ entre time leonino e Z-4 e adotou um futebol pouco ofensivo - o famigerado ‘Venturismo’. Apesar disso, após conquistar a manutenção na divisão de elite, o clube da Ilha do Retiro cometeu erros no planejamento e colecionou vexames.

De lá para cá, em 2021, o Sport de Jair Ventura foi eliminado da Copa do Brasil para a modesta Juazeirense, sofreu goleadas acachapantes diante dos únicos times da Série A que enfrentou, Ceará e Bahia, e venceu somente dois de 11 confrontos. Demitido a quatro dias das eleições do clube, marcadas nesta sexta-feira (9), o auxiliar César Lucena deve comandar os rubro-negros inteirinamente até o anúncio de um novo treinador, que deve ser realizado após o pleito eleitoral - vale lembrar que o Governo de Pernambuco ainda não deu o aval para a realização do evento.

Em entrevista à Rádio Clube de Pernambuco, Chico Guerra, diretor de futebol do Leão, comentou sobre o iminente anúncio de um novo treinador na Ilha do Retiro.

“Os resultados não foram os esperados e isso acarretou na mudança no comando técnico, coisa que acontece muito no Brasil. A reação de Jair foi que gostaria de continuar o trabalho, mas ele entendeu o contexto da decisão. Vamos continuar trabalhando. Espero que as eleições sejam confirmadas nesta sexta-feira e, tendo isso em vista, o anúncio deve ser divulgado após o pleito. Mas, antes, temos que confirmar a eleição”, disse.
 
"Não foi feito essa busca por treinadores. Ela tem que ser feita com muita tranquilidade. E, como as novas normas impedem trocas de treinadores, estamos fazendo com muito critério e tempo. A questão ainda está se iniciando", concluiu ao ser perguntado pelo repórter de oito Copas do Mundo sobre possíveis nomes. 

NOMES

Como foi visto no levantamento do Esportes DP, alguns nomes que se encaixam no perfil do Sport estão livres para assinar no mercado. Entre eles, alguns velhos conhecidos do Leão, como Vanderlei Luxemburgo, Falcão e Dorival Júnior. Além dos rodados treinadores mencionados, outros desempregados se assemelham às características de Jair: Eduardo Barroca, Tiago Nunes e Thiago Larghi. Fato é que, até o anúncio do comandante que suprirá a ausência do carioca, César Lucena comandará o Sport.
 
 
 

Tags: jair ventura novo treinador sport demitido leao eleicoes anuncio tecnico