Jean Carlos, Rafael Frutado e Rodrigão estão pendurados para a última rodada (Foto: Tiago Caldas/Náutico//Rafael Melo/Santa Cruz//Anderson Stevens/Sport)
A última rodada da fase de grupos do Campeonato Pernambucano acontece nesta quarta-feira (16) e definirá situações importantes para o Trio de Ferro, Náutico, Santa Cruz e Sport. Embora todos já estejam classificados para o mata-mata, quanto melhor for a classificação, maiores serão os benefícios na próxima fase para ambos, o que torna os jogos da rodada como indispensáveis em alguns aspectos.
Porém, ao mesmo tempo, perder atletas por suspensão para as decisões é um fator a ser ponderado. E como os cartões amarelos aplicados na primeira fase zeram para o mata-mata, poupar algum atleta mais importante pode ser analisado pelas três comissões técnicas.
O Náutico é do Trio o que tem mais jogadores pendurados, entre eles o principal articulador da equipe, o meia Jean Carlos. Lutando pela vaga direta na semifinal, perder o 'Mágico' para essa fase decisiva de jogo único pode trazer complicações para o Timbu. Além de Jean, os zagueiros Camutanga e Carlão também têm dois cartões amarelos, assim como os atacantes Robinho e Leandro Carvalho, e o lateral esquerdo Luan.
Para o Santa Cruz o jogo contra o Náutico na última rodada vale muito mais que a simples classificação em segundo lugar. O Tricolor corre risco de ser ultrapassado pelo Salgueiro e, caso aconteça, perderia a vaga para a Série D de 2023 e ficaria fora de um Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história - se também não subir de divisão neste ano. Por isso, mesmo tendo o atacante Rafael Furtado como pendurado, dificilmente o centroavante será poupado. Além dele, o artilheiro da equipe, Tarcísio, o também meia Esquerdinha, o atacante Matheuzinho e o lateral Ítalo Silva estão em risco de receber o terceiro cartão amarelo na rodada.
Para o Sport o cenário é menos preocupante. São apenas três atletas pendurados, e dois que sequer estiveram entre os relacionados para a partida contra o Náutico, no último sábado. Além do volante Ítalo, que esteve no banco contra o Timbu, estão o meia Willian Oliveira e o atacante Rodrigão, que se recuperam de lesão no Departamento Médico.