Esportes DP

SPORT

Melhor trabalho da carreira, experiência no NE e evolução de Mailson; Jorcey Anisio avalia trajetória como preparador de goleiros do Sport

No Recife há 2 anos, Jorcey falou sobre sua primeira experiência em clube nordestino

postado em 06/07/2022 14:45 / atualizado em 06/07/2022 14:48

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
A máxima diz que “Todo grande time começa por um grande goleiro”. Mas para que o goleiro esteja em grande fase precisa de toda uma preparação. E se o Sport tem um dos melhores do Brasil na função, como é o caso de Mailson, é porque além do talento, o profissional também tem um profissional preparado para trabalhar todo o seu potencial e individual, como faz diariamente Jorcey Anisio, preparador de goleiros do clube.

Em entrevista exclusiva com a reportagem do Esportes DP, Jorcey falou sobre estar vivendo a sua primeira experiência no Nordeste, avaliou seu trabalho no Sport como o melhor de sua carreira até o momento e também falou sobre as atividades diárias com os goleiros rubro-negros.

“Já tinha trabalhado no sudeste e no sul do país e hoje estou no nordeste. Estou muito satisfeito com essa oportunidade neste período de dois anos que estou no Sport. Estou super adaptado, feliz com o trabalho, feliz no clube e bem realizado. Cheguei aqui em 2020 e o Luan Polli acabou tendo destaque no Campeonato Brasileiro. Ano passado, o Mailson foi muito bem no campeonato sendo um dos destaques e, por isso, considero como o melhor trabalho na sua carreira”, disse o preparador.

Mailson que se tornou um dos melhores goleiros do país em suas mãos. Logo após a sua chegada em 2020, Jorcey realizou trabalhos específicos com o goleiro que não teve uma boa preparação na categoria de base por ter sua trajetória no futebol iniciada tardiamente, de acordo com os pelos profissionais da área. 

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
“Quando eu cheguei, o Mailson estava jogando e logo depois ele fez um jogo contra o Coritiba. Depois do jogo, a gente conversou junto com o técnico Jair Ventura e optei por trocar o Mailson para colocar o Luan (Polli). Eu sempre vi um grande potencial no Mailson, só que ele era um atleta que precisava de muito trabalho. O Mailson tem um diferencial em relação aos outros por ser um atleta que não tem base. Ele tem algumas dificuldades e deficiências em processos que são desenvolvidos na base e acabaram não sendo. Mailson tem 15 jogos na base do Sport. Se você pegar qualquer goleiro, inclusive do sub-20, eles já vão ter 100 jogos na carreira em categorias inferiores e é nessa fase que você vai errar e aprender com os erros”, afirmou.

“O Mailson era uma jóia, mas precisava ser lapidada. Coisa que não aconteceu por ele ter começado muito tarde no futebol. Conversamos com ele e a gente veio trabalhando, mostrando algumas coisas pra ele, onde ele precisava evoluir, porque ele tem qualidade e potencial muito bom. Só que ele tem que ser desenvolvido e estimulado em cima desse potencial e corrigir algumas coisas em que ele nunca teve a oportunidade de vivenciar algumas coisas. Eu estou para dar o suporte. Mas se os goleiros não acreditarem no que eu falo e não seguirem a ideia de metodologia que a gente implementa, acaba não dando certo. O mérito é total dele por ter acreditado no trabalho. Ano passado, ele teve a oportunidade de voltar a trabalhar, esse ano vem fazendo um campeonato bom e a gente espera que ele continue evoluindo, porque ele tem muito a evoluir ainda”, completou.

Mesmo com Mailson tendo uma evolução técnica notória desde a sua chegada, Jorcey Anisio prefere exaltar o talento do goleiro do que tratar como seu trabalho como chave para que o arqueiro rubro-negro chegar aonde chegou. Porém, reconhece que seu trabalho foi importante para esse crescimento.

<i>(Foto: Acervo Pessoal)</i>
“Eu pude contribuir um pouco com esse trabalho. Não me considero a peça chave, mas eu pude ter uma boa contribuição nisso. Porque eu acho que o mais importante nesse processo todo é o atleta. Porque o potencial e a qualidade quem tem é o atleta e eu procuro lapidar e estimular esse potencial que ele tem. Não me considero peça chave. Acho que tenho uma parcela de contribuição nesse crescimento e desenvolvimento dele”, destacou Jorcey que trata Mailson como top-5 goleiros do Brasil.

“Eu posso falar que, com certeza, o Mailson está entre os melhores goleiros do futebol do brasileiro. Eu coloco ele no top-5 entre os goleiros que atuam no país”, exaltou.

Com o crescimento de Mailson nas últimas temporadas, cresceu também o interesse de outros clubes em contar com o seu futebol. Paralelo a isso, a valorização de seu trabalho também cresce e a sua manutenção no clube rubro-negro também ficou mais difícil. Porém, a diretoria tem tratativas avançadas para renovar com o goleiro.

Mas neste período, Jorcey teve um trabalho específico: manter o foco e o desempenho do goleiro em alto nível. As negociações não poderiam atrapalhar o rendimento dentro de campo, mesmo acreditando que Mailson vai permanecer na Ilha do Retiro.

“Eu acredito que sim (fica). Eu converso com ele e ele vem assimilando bem que essas coisas não podem interferir no dia a dia de trabalho dele. Foi o que falei para ele desde o início que, a partir do momento em que eu sentisse que essa situação interfira no dia a dia de trabalho dele, tanto em treinamento, quanto em jogos, eu seria a primeira pessoa a chegar para ele que teria que resolver senão ele não iria continuar jogando. Ele tem o staff dele que cuida dessa questão e eu não sinto que isso esteja interferindo em nada no dia a dia dele. Mas estou torcendo bastante para que as coisas continuem evoluindo e que ele possa renovar e continuar com a gente por mais tempo, porque ele vai continuar evoluindo, vai continuar fazendo o trabalho que ele está realizando. Ele ainda tem bastante tempo para se tornar um ídolo do Sport por muitos anos”, explicou.

Caso Mailson acabe definindo por não permanecer no Sport ou acabe se ausentando de algumas partidas, o técnico Lisca tem como opção o goleiro Carlos Eduardo, que foi destaque da Série B 2019 e que fez apenas sete jogos nos últimos três anos. Ainda assim, Jorcey garante que o atleta de 30 anos estará preparado para assumir a posição.

<i>(Foto: Anderson Stevens/Sport)</i>
“Se ele vai estar no mesmo nível daquelas atuações eu não tenho como garantir. Até porque, o Carlos fez poucos jogos no período aqui no Recife. Agora, eu posso garantir que o Carlos vai estar pronto para qualquer necessidade que acontecer para poder entrar e dar conta do recado. Aí vem a questão do ritmo de jogos, que isso demanda um pouco mais de tempo, ainda mais para o goleiro. Mas eu estou muito satisfeito com os goleiros que eu tenho no clube hoje, tanto o Carlos Eduardo, quanto o Saulo e o Denival, que eu vejo com um potencial muito bom. Estou muito satisfeito e eu acho que qualquer necessidade que a gente tenha, o Carlos Eduardo vai estar pronto para dar conta do recado”, disse.

Para manter essa preparação em alta mesmo em uma posição que tem pouca rodagem entre as partidas, o preparador de goleiro falou como faz para manter os outros atletas que não vem atuando motivado para seguir trabalhando em alto nível.

“Eu sou um cara que cobra muito. Eu tenho esse perfil de cobrar muito e eles sabem disso. A minha cobrança acaba sendo maior em cima dos atletas que não estão jogando, do que no próprio Mailson. Eu cobro muito o Mailson, mas também cobro muito os outros para estarem prontos em qualquer situação. Agora, quando essa oportunidade vai chegar? Ninguém sabe. Ela pode ser daqui a uma semana, um ano, dois meses… a única coisa que você sabe é que tem que estar prontos para quando essa oportunidade aparecer, vocês consigam dar conta do recado. Durante os treinamentos a gente vai estimulando, vai incentivando, mostrando os erros e os acertos para que eles possam estar prontos para quando a oportunidade chegar”, encerrou.

Tags: Carlos Eduardo Jorcey Anisio mailson sport futebol esportes