Esportes DP

SPORT

Com tempo para treinar, Claudinei estuda mudar tática do Sport para dois centroavantes

Treinador já realizou essa formatação em campo contra o Criciúma, e aponta erros que devem ser corrigidos para não fragilizar a defesa

postado em 06/08/2022 08:00 / atualizado em 06/08/2022 10:06

<i>(Foto: Rafael Bandeira/SCR)</i>
A matemática é tão simples, que se torna óbvia. Para subir na tabela e se reaproximar do G4, o Sport precisa vencer jogos. Consequentemente, não se vence um jogo sem balançar as redes do adversário. Um exercício lógico, que aliado ao baixíssimo rendimento ofensivo na Série B, fez a diretoria se lançar ao mercado visando reforçar o setor. Na última partida, contra o Criciúma, dois centroavantes estrearam juntos, a propósito, como uma tentativa de dobrar a capacidade de fazer gols. Situação que o técnico Claudinei Oliveira espera repetir.

“Pode acontecer. A gente quando tem vários centroavantes traz essa possibilidade. Como se sabe, a gente precisa fazer mais gols, para vencer mais jogos e conquistar o objetivo. Trouxemos o Vagner, cujo histórico todos conhecem, O Gustavo Coutinho, que é um cara que sempre faz gols por onde passa. Então com o Kayke e o Búfalo, a gente tem quatro jogadores de área”, elencou o treinador.

Com quatro dias para treinar antes de enfrentar o Ituano, o treinador espera que a formação seja melhor assimilada, caso a estratégia de ter dois homens de área diante do Ituano, na próxima terça. “A gente fez praticamente sem treinar. Essa é a realidade. Foi emergencial. Conversei com o Kayke, o Vagner, depois quando fui colocar o Coutinho, e ele disse que já havia jogado assim”, destacou o treinador. “Podemos agora, com tempo para trabalhar, tentar construir uma situação com dois ‘noves’ desde o início, ou que seja uma corriqueira de fazer”, completou.

Um dos erros que Claudinei espera corrigir é o aproveitamento de jogadas aéreas, que em sua análise, foi subutilizado contra o Criciúma. “Quando a gente tem esses dois jogadores, temos que ter mais cruzamentos. Nossa equipe teve a chances de cruzar algumas bolas e optou por não fazer, por ter a posse em algum momento. Tem que cruzar mais, para aproveitar a presença de área dos dois atacantes. É coisa que a gente vai corrigir com os treinos também.”

Além disso, se por um lado o time fica com maior poder ofensivo, é necessário ter atenção para não se expor defensivamente. O que para o treinador, também será função do centroavante reforçar no combate e travar o início da construção de jogadas dos adversários. “É sempre importante um dos dois atacantes fechar o passe no volante. Porque a gente quer fazer os gols, mas também não pode desorganizar defensivamente.”

Tags: Claudinei Oliveira Série B técnico sport