Sport terá quatro jogos em casa, contra Bahia, Náutico, Cruzeiro e Vasco nesta sequência (Foto: Rafael Bandeira/SCR)
Na próxima segunda-feira, contra o Bahia, o Sport vai recomeçar a sua passagem pela sequência de seis jogos mais difíceis da equipe na Série B, que renderam a denominação de ‘corredor polonês’. E, de fato, esse recorte contra Bahia, Grêmio, Náutico, Brusque, Cruzeiro e Vasco, foi o pior do Leão no 1º turno, onde o time somou apenas quatro pontos, sem vencer um duelo sequer. Aproveitamento de 22,2%, que se for repetido acaba de vez com o sonho do acesso de volta à Elite nesta temporada.
Levando em consideração a projeção de pontos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a marca de 59 pontos dá uma margem de certeza em 90% para o acesso. Logo, o mínimo que o Leão teria que somar nos próximos seis jogos, e considerando ainda três vitórias nos últimos três jogos, seria a marca de ao menos dez pontos. Um aproveitamento que representaria 55,5%, acima do dobro que o time obteve no 1º turno contra esses rivais.
Uma situação positiva para o Sport, desta vez, é o fato de que quatro desses seis jogos serão realizados na Ilha do Retiro, contra Bahia, Náutico, Cruzeiro e Vasco. Jogando na sua casa, na Ilha, o Leão está invicto. E sob o comando de Claudinei Oliveira, soma quatro vitórias e um empate atuando como mandante. Se repetir esse nível de rendimento diante da sua torcida, em tese o time sai ‘vivo’ para as três rodadas finais.
Aí que entra a situação negativa para o Sport. Neste segundo turno, com o bom desempenho do Londrina que o credenciou a brigar pelo acesso, o corredor está mais extenso, com sete jogos. E o Leão enfrenta os paranaenses fora de casa, no Estádio do Café.
Ou seja, no resumo total das contas, ainda que vença em casa os próximos jogos do ‘corredor’, o que implica diretamente superar o Clássico dos Clássicos e três confrontos contra equipes do G4, o Sport precisará de toda forma quebrar o seu jejum de não vencer longe da Ilha do Retiro, que já perdura desde a 7ª rodada da competição.
Sport no 'corredor polonês' | 1º turno
R11 - Bahia 1 x 0 Sport
R12 - Sport 0 x 0 Grêmio
R13 - Náutico 1 x 1 Sport
R14 - Sport 0 x 0 Brusque
R15 - Cruzeiro 2 x 1 Sport
R16 - Vasco 0 x 0 Sport
4 empates
2 derrotas
Aproveitamento 22,2%
Pontuação do Sport hoje: 40 pontos
Jogos do Sport no 'corredor polonês'
R30 - Sport x Bahia
R31 - Grêmio x Sport
R32 - Sport x Náutico
R33 - Brusque x Sport
R34 - Sport x Cruzeiro
R35 - Sport x Vasco
Aproveitamento mínimo necessário no corredor: 10 pontos