Enderson participou da campanha de acesso do Bahia, mas foi demitido a seis rodadas para o fim (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)
O Sport está muito próximo de anunciar o seu novo treinador para a temporada 2023. E o nome mais próximo é o do técnico Enderson Moreira, de 51 anos. Atuando no mercado desde 2008, Enderson carrega consigo um vasto currículo de conquistas e títulos, sobretudo no Campeonato Brasileiro da Série B. Mais que isso, ele é o maior campeão da competição, considerando o período de disputa na era dos pontos corridos, com três títulos da Segunda Divisão.
A informação foi revelada, a princípio, pelo repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal. Questionado pela reportagem do Esportes DP sobre o acerto, o presidente do Sport, Yuri Romão, não cravou a chegada de Enderson à Ilha do Retiro. “Não acertei com ninguém”. Porém admite que “aguarda uma resposta”.
Mais cedo nesta quinta, à Rádio Clube, Romão destacava a necessidade de acertar com o técnico em breve. “Eu preciso contratar um técnico e vou fazê-lo. Até amanhã, possivelmente, eu tenho um técnico para anunciar. Não estou fazendo nada antiético, não estou querendo fazer, em pauta eleitoreira por conta da eleição que se aproxima, não é isso. Eu estou fazendo porque o clube precisa e eu tenho um mandato até o dia trinta e um de dezembro e eu vou fazê-lo”, cravou.
Os títulos de Enderson
Dessas três conquistas, duas foram com o treinador participando desde o início do ano, na montagem do elenco. A primeira delas veio em 2012, na sua primeira passagem pelo Goiás. Foram três anos consecutivos comandando a equipe esmeraldina, entre 2011 e 2013. A segunda taça da Série B veio em 2017, pelo América-MG, onde novamente havia chegado ao clube uma temporada antes, entre 2016 e 2018.
O terceiro e último título de Enderson na Série B, em 2021, foi mais desafiador para o treinador. Enderson assumiu o Botafogo após a 13ª rodada do Brasileiro, quando a equipe carioca ocupava apenas a 11ª colocação na tabela. O time somava apenas quatro vitórias e quatro empates, além de cinco derrotas, com uma distância de sete pontos atrás do 4º colocado. Desde que assumiu o cargo, o Botafogo de Enderson somou 13 vitórias, seis empates e apenas três derrotas.
E indo além da Série B, Enderson também tem os títulos expressivos no currículo, como a Copa do Nordeste pelo Ceará, em 2020, além de uma série de troféus estaduais. Enderson coleciona taças em Goiás (2012, 2013 e 2016, todas pelo Goiás), Enderson também participou inicialmente das campanhas de título estadual de Santos (2015), Bahia (2019) e Fortaleza (2021), porém foi demitido antes das confirmações nos três casos.
Carreira em baixa
Entretanto, atualmente Enderson Moreira não vive os seus melhores dias em termos de trabalhos recentes. Exceto pelo sucesso com o Botafogo, de 2020 para cá foram outros cinco clubes, no total, sem muito brilho. A começar pelo Cruzeiro, ainda sentindo reflexos da crise financeira, além de Goiás, Fortaleza, e, mais recentemente, o Bahia.
Na temporada atual, Enderson conduziu o Tricolor de Aço por 18 jogos, assumindo o time dentro do G4. Mesmo continuando entre os quatro melhores, foi demitido restando seis rodadas para o fim da competição, quando começava a sofrer ameaça mais pesada de ser ultrapassado pelo próprio Sport e perder a vaga na Série A de 2023. Ao todo, pelo Bahia, foram apenas seis vitórias, seis empates e seis derrotas.
Os técnicos campeões da Série B em pontos corridos