Apesar das críticas da torcida, Claudinei Oliveira teve o melhor aproveitamento na temporada (Foto: Rafael Bandeira/SCR)
A saída do técnico Claudinei Oliveira do Sport, sem renovar contrato para 2023, não pegou os torcedores do Sport 'de surpresa'. Pela relação desgastada com a torcida após o insucesso na Série B, seria bastante difícil desatrelar a frustração das arquibancadas para a próxima temporada. Porém, levando em consideração o rendimento dos outros treinadores que passaram pela Ilha do Retiro em 2022, Claudinei termina seu vínculo com um ponto positivo a seu favor.
Foi sob o seu comando que o Sport teve o melhor aproveitamento entre os quatro treinadores da temporada. Ao todo, em 18 jogos disputados com Claudinei, o Leão venceu partidas, e teve ainda, três empates e seis derrotas, sendo todas as partidas da Série B.
Um aproveitamento de 55,5% dos pontos disputados. Gilmar Dal Pozzo segue a lista, com 52,4%, sucedido por Lisca, que somou 50% dos mínimos quatro jogos realizados, enquanto o paraguaio Gustavo Florentín teve um aproveitamento de apenas 39,4% dos pontos disputados.
Da chegada, à saída
Contratado para a disputa do segundo turno da Série B, Claudinei Oliveira chegou ao Sport em um momento conturbado à época. Já com o time fora do G4, Claudinei recebeu a missão de substituir a rápida e conturbada passagem do técnico Lisca, seu antecessor. A frustração com o ‘Gaúcho’, inclusive, chegou a ser apontada pelo presidente do Sport como o maior arrependimento da temporada.
Na ocasião, o Sport somava apenas duas vitórias nos 12 jogos que antecederam a chegada de Claudinei. Com o treinador, houve um fôlego imediato, porém a escassez de pontos fora de casa impediram com que o Leão emendasse uma sequência de vitória que fosse o suficiente para voltar a entrar no G4, chegando a ocupar, no máximo, a 5ª colocação com o treinador.
Apenas o jogo com o Brusque foi o único que o Sport venceu com o treinador longe de casa. Todos esses fatores fizeram com que o nome de Claudinei não fosse visto com bons olhos por boa parte da torcida. Mesmo em jogos onde a equipe conquistava vitórias a partir de peças acionadas no segundo tempo, como contra Chapecoense e Novorizontino, ou quando o treinador ousava lançar uma formação mais ofensiva, como o 4-2-4, os rubro-negros sempre cobravam mais do treinador.
O futuro
Agora o Sport sinaliza novamente o seu nome no mercado do futebol, como mais um clube que vai buscar novo técnico pensando a temporada 2023. Busca, porém, que tende a sofrer entraves, sobretudo por conta das eleições do clube, agendadas para o próximo dia 16 de dezembro. Além dessa questão política e a incerteza das urnas, há também a indefinição quanto ao orçamento total que o clube vai contar para a temporada 2023, ainda mais no que diz respeito ao contrato de TV aberta.