Esportes DP

SPORT

Sport vence Retrô, larga à frente na final, e faz mais uma vítima no Pernambucano

Após vitória na grande final do Estadual, na Arena de Pernambuco, Leão abre vantagem para o jogo de volta

postado em 15/04/2023 18:50 / atualizado em 15/04/2023 19:22

<i>(Foto: Sandy James/ESP. DP Foto)</i>
O Sport fez mais uma vítima no Campeonato Pernambucano. Em jogo eletrizante, o Leão marcou no apagar das luzes e venceu o Retrô por 2 a 1 neste sábado (15), na Arena de Pernambuco, pela ida da decisão do Estadual. Antes, já havia derrotado, pela ordem, Caruaru City, Íbis, Santa Cruz, Central e Petrolina.

A vitória deixa o Rubro-negro em vantagem para o jogo da volta, marcado para o próximo sábado (22), na Ilha do Retiro. Se empatar, garante seu 43º troféu do Pernambucano; caso perca pelo placar mínimo no tempo normal, precisará recorrer às cobranças de pênalti. 

O JOGO

A partida começou frenética. Logo aos três minutos, Luciano Juba serviu Igor Cariús, que cruzou para Vagner Love. O atacante leonino tentou deslocar o goleiro Jean, mas acabou errando o alvo. Do outro lado, o Retrô tentava responder em bolas longas e chegadas constantes de seus laterais, em especial Edson, pela esquerda. Ainda insuficiente para levar perigo, de fato, à meta guardada por Renan. 

Com sete no relógio, após saída errada do goleiro Jean, Jorginho recebeu próximo à pequena área e arrematou firme, mas Lucas Paraíba evitou o gol praticamente em cima da linha, tirando o escanteio. Na cobrança, aos oito, Sabino subiu mais alto que os defensores retroenses e parou na trave, à medida em que o Leão controlava as ações do jogo. 

O ímpeto leonino só aumentava e, aos 16, até veio a primeira bola na rede, quando Love completou para o gol. A arbitragem, contudo, marcou impedimento do camisa 9. A Fênix teve chance de responder em cobrança de falta perto da granda área rubro-negra, mas Fernandinho isolou, com 22. 

Fazendo jus ao ditado, "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura", o Sport, enfim, conseguiu abrir a contagem em São Lourenço da Mata. Jorginho recebeu na direita e cruzou para Love, que parou na marcação. No rebote, Fabinho estufou as redes de Jean, aos 40. Sete minutos mais tarde, Jonas fez bela jogada e selou o empate na etapa inicial, deixando boas expectativas no segundo tempo. 
 
Na etapa complementar, o confronto seguiu eletrizante. O Retrô quase consegue a virada, aos cinco, quando Radsley cobrou falta com veneno e Renan, de ponta dos dedos, desviou à linha de fundo. Seis minutos depois, o Sport respondeu pelos pés de Jorginho, mas a finalização saiu longe do alvo. 
 
Foi aí que as equipes passaram a se estudar mais, com uma série de substituições de ambos os lados. Aos 32, Love apareceu outra vez de cabeça, mas a defensiva da Fênix fez o corte - providencial, diga-se. O roteiro seguiu até os minutos finais, tendo os donos da casa mais satisfeitos com o resultado. Sequer levou perigo ao Leão nos últimos minutos. 
 
No fim, foi o Sport que buscou povoar seu campo de ataque, com os laterais caindo por dentro, caso de Felipinho, pela esquerda - entrou na vaga de Igor Cariús. No fim, aos 50, Vagner Love fuzilou Jean e deu a vitória ao Leão, silenciando de vez a torcida de Camaragibe. 
 

Ficha da partida:
 
RETRÔ

Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Edson; Jonas, Ratinho e Radsley; Fernandinho, Giva e Gustavo Ermel (Luisinho). Técnico: Dico Wooley

SPORT
 
Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Edinho, Vagner Love e Luciano Juba. Técnico: Enderson Moreira 

Gols: Fabinho, aos 40/1ºT (S); Jonas, aos 47/1ºT (R)
Cartões amarelos: Giva e Anderson PB (R) e Eduardo
Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Diego Fernando
Assistentes: Rodrigo Chianca e Bruno Vieira
VAR: Tiago Nascimento