Sport se junta ao Retrô como os únicos pernambucanos em posse do certificado (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)
Após quase três anos, o Sport recuperou o Certificado de Clube Formador. O selo coloca os rubro-negros como referência na formação de atletas em suas categorias de base e atesta que o clube cumpre com as exigências da CBF, fornecendo as condições adequadas para o desenvolvimento de jovens talentos.
O documento é válido até 30 de junho de 2024, com possibilidade de renovação, podendo também ser suspenso ou revogado caso comprovado o não cumprimento das exigências da entidade.
"(A retomada do certificado) era um dos grandes objetivos da gestão de Yuri Romão. Ele, antes de mais nada, chancela tudo aquilo que é oferecido para o atleta em desenvolvimento. Desde assistência até especialização da mão de obra que vai estar acompanhando em todos os aspectos esportivos, psicológicos e sociais do atleta desde os 13 anos no processo de desenvolvimento", iniciou coordenador geral da base, João Marcelo Barros.
Além do reconhecimento, a importância do selo se dá nas garantias jurídicas que o Leão da Praça da Bandeira terá, como o direito ao registro de contratos de formação com atletas a partir dos 14 anos, direito a preferência na renovação e a indenização em caso de acerto com outro clube.
"O clube vem numa guinada muito forte de investimentos em infraestrutura da base, desde a reforma total de alojamentos, agora reformas de gramado, implantação de um gramado com grama sintética no padrão mundial e isso sem dúvida alguma pesa para que nós tenhamos conseguido, finalmente, o reconhecimento da CBF como um dos exponenciais no futebol nordestino brasileiro agora com certificação de clube formador", completou o dirigente.
O Leão obteve o Certificado de Clube Formador, atestado concedido pela CBF que reconhece a diretriz colocada em prática para o desenvolvimento esportivo e formação social das categorias de base: https://t.co/k04pq9KUBCpic.twitter.com/IKRf4324sg
Para se adequar às rígidas exigências necessárias para a posse do certificado, o Sport precisou realizar ações como melhorias estruturais, contratação de profissionais exclusivos para as divisões de base em áreas como performance e saúde, além de fornecer assistência médica aos garotos. Agora, ao lado do Retrô, o Leão se torna o segundo clube pernambucano reconhecido pela CBF como clube formador.