Atacante estreou profissionalmente pelo Leão da Ilha em 2020 (Foto: Sandy James/DP Foto)
De saída do Sport, Luciano Juba fará seu último jogo pelo clube no Campeonato Brasileiro da Série B da temporada atual na próxima sexta-feira (25), às 21h30, contra o Ituano. Embora a reação da torcida na Ilha do Retiro em relação à despedida do Camisa 46 ainda seja incerta, é um fato que o jogador de 23 anos está vivendo uma das grandes temporadas de um jogador pelo clube nos últimos 10 anos, sendo o segundo com mais participações diretas em gols.
No ano de 2023, o atacante revelado pela base do Sport marcou 20 gols e distribuiu 18 assistências em 52 partidas, acumulando um total de 38 participações diretas. Os números de Juba ficam apenas atrás dos de Marcos Aurélio, que em 2013, na campanha que resultou no acesso do Sport à Série A, marcou incríveis 32 gols e deu 20 assistências em 62 jogos.
Após Luciano Juba, aparecem nomes como Vagner Love, que ainda pode melhorar seus números durante o restante da temporada atual, além de Diego Souza e André, que em 2017, durante a participação do Leão no Brasileirão, acumularam 28 participações cada um. Hernane Brocador também conseguiu números semelhantes em 2019.
Com o contrato se encerrando em 31 de agosto, Luciano Juba se tornará jogador do Bahia pelo restante da temporada. O clube baiano já assinou um pré-contrato com o atacante e planeja usá-lo na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente, o tricolor ocupa a 16ª posição, com 21 pontos conquistados em 20 rodadas, e está lutando contra o rebaixamento.