
Tudo caminha para que o Sport seja o primeiro time a garantir vaga direta na semifinal do Campeonato Pernambucano. Hoje à tarde, na Arena de Pernambuco, basta uma vitória sobre o Porto, que somou apenas três pontos nas sete rodadas disputadas na competição. Mesmo que o técnico rubro-negro, Mariano Soso, coloque um “time misto” neste sábado, não se pode desprezar o amplo favoritismo do Leão. Ele vem rodando bem o grupo, mas espero por uma definição do tal “time titular”. A dor de cabeça vem sendo no meio-campo. Passa pelo homem de criação. Alan Ruiz e Pedro Vilhena alternam bons e maus momentos. Lucas Lima, em forma, pode ganhar essa vaga, mas ainda é cedo para apontar isso. O outro é na cabeça de área. Sem um volante “pegador”, Soso vem experimentando várias opções.
A necessidade é clara pelo modelo de jogo do treinador, onde seus laterais são praticamente alas e a cobertura vem sendo um grande problema. Vencer o Porto se torna imprescindível para a continuação da temporada. Até pelo calendário que se mostra nesta reta final do Estadual e Pernambucano. Depois de Porto e Fortaleza (este na quarta, pela Copa do Nordeste), ambas na Arena, o Sport fará quatro jogos como visitante: Náutico (Estadual), Trem (Copa do Brasil), Altos (Copa do Nordeste) e a ida da semifinal. Uma provável folga pode até existir, mas convenhamos: o time roda tanto que não se pode admitir cansaço físico dos jogadores do Sport. O problema maior é buscar o tal entrosamento, que não se compra em farmácia. Pelo que vem apresentando neste início de trabalho, o Leão vai entrar em campo com sua 11ª formação diferente. O ideal seria que Soso pudesse usar essa partida contra o Gavião para apresentar a cara do Sport que ele quer e deseja ver na temporada. Assim como aguarda, ansiosamente, a torcida rubro-negra.
Nordestão e Copa do Brasil 2025
O regulamento do Pernambucano aponta que o campeão tem vaga garantida na Copa do Nordeste de 2025. A segunda vaga para a fase de grupos virá pelo Ranking Nacional. E tem duas outras vagas para as fases pré-Copa, também definidas pelo RNC. Já as duas vagas da Copa do Brasil do ano que vem serão do campeão e do vice da fase preliminar. A terceira vaga será do clube derrotado na semifinal com melhor pontuação na primeira fase.
Grande jogo no domingo
Expectativa enorme para este jogo de domingo entre Retrô e Náutico, na Arena. Em campo, as duas melhores defesas do Estadual, mas que precisam fazer mais ofensivamente para buscar a vitória e se aproximar da vaga direta da semifinal. Será do Alvirrubro vencendo. Um empate é válido para o Timbu, mas a Fênix tem jogo teoricamente mais fácil na sequência (o lanterna Flamengo de Arcoverde), enquanto o Náutico fecha a fase com o clássico contra o Sport.
Tricolor com todo cuidado
Empate com o Retrô foi ruim para o Santa Cruz. Terá que secar os adversários na rodada de domingo para entrar na briga pela vaga direta da semifinal. O Tricolor tem Afogados, segunda, no Arruda, e Central, última rodada, no Luiz Lacerda. Times que lutam por lugar nas quartas. Ou seja, a equipe de Itamar Schülle precisa ter todo cuidado nestes duelos e com as prováveis ausências de Matheus Melo e Thiaguinho, peças importantes no esquema ofensivo.