Esportes DP

REVOLTA

'Estão punindo o Sport por CEP', diz presidente Yuri Romão sobre decisão do STJD

Presidente do Sport, Yuri Romão, mostrou indignação com a punição sofrida pelo clube, que vai ter que jogar de portões fechados

postado em 23/02/2024 20:47 / atualizado em 23/02/2024 21:12

<i>(Foto: Presidente Yuri Romão disse que Sport vai recorrer da decisão )</i>
O presidente do Sport, Yuri Romão, mostrou indignação com a punição sofrida pelo Sport, chegando a dizer que é uma decisão que leva em conta a condição geográfica do clube, do Nordeste, além de ser "arbitrária". O pronunciamento foi divulgado durante a noite desta sexta (23).

 

Durante a tarde de hoje, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deferiu o pedido de portões fechados em jogos do Leão. A medida cautelar (até julgamento do mérito) também se estende quando o Leão for jogar fora de casa, sem direito a torcida visitante. A decisão engloba somente jogos organizados e promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e não afeta as partidas do Campeonato Pernambucano, organizadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Com isso, o público visitante no Clássico dos Clássicos do próximo sábado (24) permanece mantido. 

 

O pedido de portões fechados foi feito ontem (22), pelo procurador-geral do STJD Ronaldo Piacente, após o ônibus do Fortaleza ter sido atacado depois da partida da última quarta-feira (21), pela Copa do Nordeste. Na ocasião, jogadores foram atingidos por pedras e bombas, sofreram múltiplos ferimentos e foram levados ao hospital. Por sorte, ninguém foi ferido gravemente. 

 

"Tudo aquilo que estava ao nosso alcance foi feito. Por isso que, mais uma vez, reitero que essa decisão não é razoável, deixar um ar de arbitrariedade, ou, pior, estão punindo um clube de Pernambuco, do Nordeste, apenas por conta do seu CEP. Porque que eu digo isso? Em casos recentes, dois, três anos, o caso do Internacional, onde o atleta Nico Hernandez foi atingido por pedras. O caso do Grêmio que, ao chegar no Beira Rio, teve o seu ônibus apedrejado. Tivemos o caso semelhante do Bahia, em que o goleiro Danilo Fernandes foi atingido por uma bomba. Tivemos o caso do Flamengo contra o Atlético-MG, onde tivemos caso semelhante e que foram absolvidos. O Botafogo, o Fluminense ao chegar Nilton Santos teve seu ônibus também apedrejado. Então porque somente o Sport é punido", indagou Yuri. O mandatário rubro-negro também sinalizou que o Sport vai recorrer da decisão. 

 

 

REUNIÃO 

 

Nesta sexta-feira (23/02), a Secretaria de Defesa Social (SDS), junto com a Casa Civil do Governo do Estado, se reuniu na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) com os presidentes dos Clubes de Futebol (Sport, Náutico e Santa Cruz), o Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB e Comissão de Segurança da Alepe, além das Forças de Segurança.

 

Na pauta, além do atentado ao ônibus dos jogadores do Fortaleza, foram tratadas medidas que auxiliem na identificação de quem se passa por torcedor para cometer crimes, como por exemplo, ingresso personalizado e intransferível, já utilizado em shows, cadastro dos torcedores pelos clubes, restrições sobre torcidas organizadas, reforço de escolta policial dos times visitantes e implantação de câmeras de reconhecimento facial nos estádios. 

 

 

 

 

Tags: violência torcida sport punição futebol