O ataques com bombas caseiras feitos por membros de uma torcida organizada do Sport ao ônibus do Fortaleza, na última quarta-feira (21), ainda repercutem no noticiário nacional.
Apesar do crime ter acontecido a oito quilômetros da Arena de Pernambuco, onde aconteceu a partida pela Copa do Nordeste, o STJD puniu o clube pernambucano com portões fechados em todas as competições organizadas pela CBF.
O presidente do Sport, Yuri Romão, mostrou indignação com a penalidade sofrida pelo Leão, chegando a dizer que é uma decisão que leva em conta a condição geográfica do clube, do Nordeste, além de ser arbitrária.
De acordo com levantamento feito pelo Diario de Pernambuco, 10 ônibus que levavam delegações de jogadores sofreram ataques semelhantes no futebol brasileiro nos últimos cinco anos. Nenhum dos clubes envolvidos foi advertido ou sofreu sanções: Palmeiras, São Paulo, Bahia, Grêmio, Corinthians, Internacional, Náutico, Botafogo e Fluminense.
Nesta semana, por sinal, o goleiro do Bahia, Danilo Fernandes, cobrou justiça aos responsáveis por um ataque com bombas ao ônibus feito pelos próprios torcedores do clube, em 2022.
"Dois anos depois do meu episódio, os jogadores do Fortaleza foram alvos de uma tentativa de homicídio, como foi comigo. Infelizmente não acontece nada com esses bandidos que se chamam de torcedores. Se qualquer um aqui fizer uma bomba e jogar no automóvel vai ser preso", afirmou o goleiro.
ATAQUES A ÔNIBUS NO FUTEBOL BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS ANOS:
- 10/04/2019: O ônibus do Palmeiras foi atingido por pedras e garrafas à caminho do Allianz Parque, onde o time enfrentaria o Junior Barranquilla, pela Libertadores. Ninguém foi preso.
- 23/01/2021: O ônibus do São Paulo foi atingido por pedras e bombas saindo do CT, na Barra Funda, à caminho do Morumbi, onde a equipe enfrentaria o Coritiba, pela Série A do Brasileirão. 14 pessoas foram detidas.
- 24/02/2022: O ônibus do Bahia foi atingido por bombas caseiras atiradas pela própria torcida tricolor, na chegada da delegação à Fonte Nova, antes da partida contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste. O goleiro Danilo Fernandes e o lateral-esquerdo Matheus Bahia foram atingidos por estilhaços. Ninguém foi preso.
- 25/02/2022: A van que fazia o translado do Náutico foi atingida por pedras de torcedores que protestavam pelo clube ter sido eliminado na Copa do Brasil. Ninguém foi preso.
- 26/02/2022: O ônibus do Grêmio foi atingido por pedras e barras de ferro na avenida Edvaldo Pereira Paiva, à caminho do Beira-Rio, antes do Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho. Os jogadores Vilassanti, Thiago Santos e Victor Bosin foram atingidos e a partida foi adiada. Duas pessoas foram detidas.
- 26/06/2022: O ônibus da delegação do Fluminense foi apedrejado na chegada ao Nilton Santos, onde a equipe enfrenta o Botafogo, pelo Brasileirão. Ninguém foi preso.
- 18/05/2023: O ônibus do Internacional foi atingido por pedras atiradas pela própria torcida colorada nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após eliminação na Copa do Brasil para o América-MG. O zagueiro Nico Hernández e o preparador de goleiros Leonardo Martins foram atingidos por estilhaços. Ninguém foi preso.
- 16/08/2023: O ônibus do Corinthians foi atingido por pedras jogadas pela torcida do São Paulo, na chegada ao Morumbi, antes do clássico pelo Brasileirão. Ninguém foi preso.
- 29/08/2023: O ônibus que levava os jogadores do Botafogo ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para o duelo contra o Defensa y Justicia, pela Sul-Americana, foi atingido por pedras jogadas por uma torcida organizada do Fluminense. O grupo tricolor foi apoiar os seus jogadores, que também embarcavam para enfrentar o Olimpia, pela Libertadores.
- 22/02/2024: O ônibus do Fortaleza foi atingido por bombas e pedras jogadas por uma torcida organizada do Sport a 8km da Arena de Pernambuco, após partida pela Copa do Nordeste. Seis jogadores foram atingidos pelos estilhaços.