Esportes DP

POLÍCIA

Torcedores do Sport não são indiciados por faixas espalhadas no Recife em provocação ao Náutico

Faixas discriminatórias foram estendidas nas vésperas do clássico contra o Náutico, pela final do Campeonato Pernambucano deste ano

postado em 29/04/2024 16:29 / atualizado em 29/04/2024 22:38

<i>(Foto: REPRODUÇÃO)</i>

A Polícia Civil de Pernambuco não indiciou os quatro membros da Brava Ilha, uma torcida barra-brava do Sport, pelas faixas discriminatórias estendidas nas vésperas do clássico contra o Náutico, pela final do Campeonato Pernambucano deste ano, como tinha informado anteriormente a reportagem do DP Esportes.

A explicação veio através da defesa de um dos investigados, Vinícius Nôvoa. "Os fatos foram apurados, mas da conclusão do inquérito não houve o indiciamento. Os autos do inquérito foram remetidos à Justiça na semana passada", diz a nota da defesa de Vinícius. Os outros envolvidos no caso são Marco Aurélio, Walter Renato e Wellington Bandeira.

No dia da partida decisiva do Estadual deste ano, dia 6 de abril, bandeiras foram expostas com frases como: "Não somos os p... da Barbie", "Elite Falida" e "Fogo nos racistas". Além das propriedades do Timbu, como os Aflitos e o Centro de Treinamento Wilson Campos, na Guabiraba, os rubro-negros levaram as faixas para o Marco Zero e na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. 

Na ocasião, em nota oficial, a Federação Pernambucana de Futebol demonstrou repúdio ao comportamento dos torcedores, assim como o Clube Náutico Capibaribe.

Esta movimentação desencadeou a operação chefiada pela Delegacia de Repreensão à Intolerância Esportiva. No inquérito, é apontado que as condutas praticadas pelos investigados convergem para a norma prevista no crime do artigo 286 do Código Penal, uma vez que incitam a violência entre torcedores de times rivais, em especial a manifestação de "fogo nos racistas".

O delegado Raul Carvalho, no entanto, deixou de indiciá-los, pois as penas não excedem o lapso temporal de 2 (dois) anos, sendo considerado crime de menor potencial ofensivo.   

 

 

 

 

 

 

Tags: brava ilha, faixas, náutico, provocação