Esportes DP

ILHA DO RETIRO

SAF, mandato do presidente e Conselho Administrativo: Conselho do Sport aprova mudanças no Estatuto

A Comissão da Redação do Novo Estatuto apresentou mudanças importantes para modernização da lei geral que rege o clube

postado em 18/04/2024 12:53 / atualizado em 18/04/2024 14:42

<i>(Foto: Sport/Divulgação)</i>

O Sport sinaliza com profundas mudanças na sua estrutura. O Conselho Deliberativo se reuniu na última terça-feira (16) e aprovou medidas importantes no Estatuto do clube, como abertura para a implantação da SAF, exclusivamente no futebol. Além disso, o tempo de mandato do presidente do executivo será alterado e será criado um Conselho Administrativo. 

A Comissão da Redação do Novo Estatuto apresentou mudanças importantes para modernização da lei geral que rege o clube, sendo aprovadas pelos conselheiros que participaram da reunião. A principal mudança é a autorização de transformar o Sport numa Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O próximo passo é que a atualização do novo estatuto seja colocada em votação na Assembleia Geral de Sócios, que será marcada pelo clube.

O sinal verde para o Sport ser uma SAF acontece em volta a alguns cuidados importantes para que o processo não signifique perdas. A concessão à SAF será exclusivamente no futebol. “O Sport larga na frente e inicia o processo de modernização do futebol pela estrutura corporativa criada pelo estatuto. Acreditamos que a SAF levará o Sport ao lugar que ele merece no futebol brasileiro”, afirma Ademar Rigueira, presidente da Comissão.
 
<i>(Foto: Sport)</i>
 
ELEIÇÃO

Outro ponto importante discutido foi quanto à eleição do Sport. A mudança sugerida se refere ao mandato do presidente do executivo, que, se aprovada na Assembleia Geral, passará a ter três anos e sem direito a reeleição. O estatuto também prevê a formação de um conselho administrativo, que será formada por um presidente, vice e dois diretores. Será criada a função de chefe do executivo, o CEO, que será contratado pelo novo conselho. Algumas outras diretorias executivas serão criadas para modernizar os diversos segmentos do clube.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Silvio Neves Baptista, disse que a atualização do estatuto do clube foi aprovada, mas que ainda será feita uma revisão do texto antes de ser levada para a Assembleia Geral de Sócios. “Foi um esforço muito grande da comissão para finalizar essa modernização do estatuto. Agradecemos pela dedicação nesse trabalho exaustivo”, afirmou Silvio, que destacou a inclusão da SAF como o ponto mais importante da reforma. “Não trocamos um estatuto pelo outro. Muitos artigos foram mantidos. Mas a comissão colaborou muito para essa modernização do clube”, completou.
 

VIOLÊNCIA

Por conta dos inúmeros prejuízos sofridos nos últimos meses por conta de episódios de violência protagonizados por membros da pricipal organizada do clube, será criada a Comissão de Ética e Disciplina. Comportamentos que podem prejudicar o Sport serão colocados como infrações administrativas, passíveis de punição imposta pelo clube. 

Tags: saf reforma estatuto sport