Esportes DP

TRÊS ESTRELAS?

Sport inclui título de 1968 como nacional e se intitula bicampeão brasileiro; CBF ainda não reconheceu

Leão se baseia nas recentes legitimações dadas pela entidade aos campeões da Taça Brasil

postado em 23/04/2024 16:51 / atualizado em 23/04/2024 19:16

<i>(Foto: REPRODUÇÃO)</i>
O Sport atualizou a seção de títulos em seu site oficial nesta terça-feira (25) e incluiu o Torneio Norte/Nordeste de 1968 como conquista nacional. O clube pernambucano trata o torneio como "Brasileirão do Norte" e o equipara aos títulos do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Copa do Brasil de 2008.

No entanto, é importante destacar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não reconhece oficialmente o Torneio Norte/Nordeste como Campeonato Brasileiro. A iniciativa do Leão, segundo o departamento jurídico do clube, visa equiparar a importância do torneio à Taça Roberto Gomes Pedrosa, que foi disputada entre 1967 e 1970 e posteriormente homologada como Brasileirão pela CBF em 2010.

O clube ainda não obteve retorno da CBF sobre o pedido de reconhecimento, mas já incluiu o Torneio Norte/Nordeste de 1968 em sua galeria de títulos nacionais no site oficial. Na descrição da conquista, os rubro-negros mencionam que, em 2024, foi formada uma comissão em conjunto com Fortaleza, Ceará, Federações Pernambucana e Cearense para solicitar à CBF a unificação do título ao Campeonato Brasileiro.
 
A decisão do Sport de incluir o Torneio Norte/Nordeste de 1968 como título nacional no site oficial abre espaço para uma discussão sobre a importância e o reconhecimento de competições do passado. A iniciativa do clube pernambucano pode servir como um primeiro passo para que a CBF reavalie a história do futebol brasileiro e reconheça outros torneios que tiveram relevância nacional. 
 
ENTENDA A JUSTIFICATIVA DO SPORT PARA O RECONHECIMENTO:

<i>(Foto: DIVULGAÇÃO/SPORT)</i>

Em 1960 foi criada a Copa Libertadores da América. Para ter representantes brasileiros, um ano antes foi criada a Taça Brasil, que durou até 1968. Em paralelo ao campeonato, também era disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio-São Paulo) , com representantes dos dois estados.

Em 1976, no entanto, houve o incremento de times de dois clubes de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, somados aos cinco do Rio de Janeiro e aos cinco de São Paulo. Com isso, quem ficasse com o título ganhava o status campeão brasileiro.

Como as demais regiões da parte superior do Brasil foram ignoradas neste contexto, foi criada a Taça Norte-Nordeste, em 68. Uma proposta para que os campeões dos dois torneios se enfrentassem chegou a ser cogitada, mas nunca se concretizou.

 

TAÇA BRASIL 

Em 2010, os títulos nacionais da Taça Brasil foram oficializados como títulos nacionais, mas também foram oficializados os títulos regionais de 1967 a 1970, com exceção justamente dos torneios Norte-Nordeste, nas quais Sport, Fortaleza e Ceará hoje pleiteiam. 

Tags: título bicampeão, 1968, sport,