Após quase oito meses de trabalho, a passagem do técnico Mariano Soso pelo Sport chegou ao fim nesta quinta-feira (25). O Leão anunciou a saída do argentino em comum acordo e agora busca seu substituto no mercado.
Ao todo, o treinador passou 223 dias no comando do time rubro-negro, com aproveitamento de 62,6% - sendo 23 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. Apesar da Série B ainda estar na reta final do primeiro turno, a diretoria decidiu que era melhor não arriscar o andamento do projeto do acesso.
A decisão mostra uma mudança de postura da cúpula que gere o futebol do Sport, indicando que o "Efeito Enderson Moreira" ainda se faz presente. Na temporada passada, os pernambucanos brigaram pelo G4 durante todo o Brasileirão, mas acabaram o torneio na sétima posição.
Entre as principais críticas da torcida estava a manutenção do antigo treinador, que apesar do mau desempenho, era mantido no cargo. Só após o encerramento do campeonato e com a frustração é que Enderson acabou sendo demitido, dando lugar justamente a Mariano Soso.
Campeão pernambucano de maneira incontestável e apresentando uma nova identidade de jogo, que priorizava a posse de bola no setor ofensivo, o início do trabalho do argentino se mostrou promissor.
(Foto: PAULO PAIVA/SPORT RECIFE)
A grande quebra aconteceu entre duas eliminações distintas e em sequência, na Copa do Brasil e do Nordeste, para Atlético-MG e Fortaleza, respectivamente. Entre uma vitória envolvente - apesar do 1 a 0 - diante do Galo, o time desmoronou diante dos cearenses e de lá pra cá não conseguiu reaprumar o eixo na Série B. Desde então, o time que era comandado por Soso só venceu três jogos, empatou quatro e perdeu outras três.
É justo lembrar que ele vinha tendo diversos problemas para escalar o time, como venda de jogadores, lesões, suspensões e falhas imperdoáveis do setor defensivo, que resultaram em gols adversários.
A diretoria rubro-negra, por sua vez, vinha trabalhando fora das quatro linhas - mas não a tempo - para compensar Mariano Soso com reforços, que já vinham sendo cobrados.
Até o momento, o Leão já anunciou o lateral-direito argentino Di Plácido, ex-Lanús-ARG e Botafogo, além do atacante Lenny Lobato, ex-Vélez Sarsfield-ARG. Este último já estreou como titular na rodada passada. Além deles, o clube da Ilha do Retiro também negocia com outro lateral estrangeiro, o colombiano Palácios, de 31 anos, hoje no Cruzeiro. O atacante Welington Silva, ex-Fluminense e Internacional é outro que também pode pintar no Recife.