Esportes DP

QUEM É MELHOR?

Gustavo Coutinho x Zé Roberto: Comparativo entre centroavantes do Sport aquece debate sobre titularidade

Jogadores são os artilheiros do Leão na temporada e vivem momentos distintos na Série B

postado em 14/09/2024 08:00 / atualizado em 14/09/2024 10:18

<i>(Foto: PAULO PAIVA/SPORT RECIFE)</i>

Quem deve ser o centroavante ideal para o Sport: Gustavo Coutinho ou Zé Roberto? Esta pergunta não sai das rodas de conversa da torcida rubro-negra em 2024.

O primeiro é o artilheiro da equipe, mas após um início de temporada que justificava o investimento de R$ 7 milhões, hoje convive com as críticas.

O segundo é o maior garçom do Leão, considerado o 12° jogador. Reserva que mais foi acionado, o atleta vem sendo decisivo nos últimos jogos, seja com gols, assistências ou pênaltis sofridos.

 

O Diario de Pernambuco fez um levantamento das principais estatísticas dos atacantes do Sport, realizando um comparativo dos 51 jogos do time no ano entre os dois jogadores.

 

<i>(Foto: PAULO PAIVA/SPORT RECIFE)</i>
COMPARATIVO: GUSTAVO COUTINHO X ZÉ ROBERTO

 

JOGOS COMO TITULAR

  • Gustavo Coutinho: 39
  • Zé Roberto: 12
Gustavo Coutinho ou Zé Roberto. A escolha pelo homem de referência no ataque do Sport se resumiu exclusivamente a estes dois jogadores em 2024. Titular, Coutinho iniciou 76% dos 51 jogos do Leão no ano, enquanto Zé iniciou 24% das partidas.
 
Gustavo Coutinho só ficou de fora de três partidas no ano, todas por suspensão. Já Zé Roberto não entrou em campo em 12, seja por suspensão ou idas ao Departamento Médico rubro-negro. 

MINUTAGEM
  • Gustavo Coutinho: 71 minutos por jogo
  • Zé Roberto: 33 minutos por jogo
O reflexo desta ausência maior de Zé Roberto, naturalmente, se refletiu na sua minutagem. Enquanto ele tem uma média de 33 minutos por jogo, Gustavo Coutinho tem mais do que o dobro, com 71 minutos atuados por partida no ano.
 
No entanto, o camisa 99 vem sabendo aproveitar melhor o tempo em que está dentro de campo do quê o seu "adversário" nesta briga pela titularidade no ataque. 
 
PARTICIPAÇÕES (GOLS + ASSISTÊNCIAS)
  • Gustavo Coutinho: 19 (16 gols 3 assistências)
  • Zé Roberto: 17 (9 gols 8 assistências)
Para se ter ideia, mesmo com menos da metade da minutagem que Coutinho tem na temporada, Zé Roberto só tem duas participações a menos em gols do quê o titular. O camisa 99 mostra mais equilíbrio nas suas participações, tendo balançado as redes nove vezes, além das oito assistências.
 
O camisa 9, por outro lado, tem números incontestáveis quando o assunto é fazer o papel do centroavante: marcar gols. Artilheiro do time, ele anotou 16, mas só deu três assistências.