A chegada de Pepa à Ilha do Retiro se dá em um momento crucial para o clube pernambucano. Após uma sequência de resultados instáveis que resultaram na demissão de Guto Ferreira, o treinador de 43 anos assume o comando de um time que busca reencontrar a sua identidade de jogo.
Hoje a torcida rubro-negra não consegue definir qual a real personalidade do time: o DNA ofensivo dos tempos de Mariano Soso ou o retrancado de Guto Ferreira.
A principal lição para Pepa é manter essa essência ofensiva, valorizando a posse de bola e a pressão alta, que já se mostrou uma fórmula de sucesso. A equipe possui peças que já mostraram que podem render mais, mas que precisam do capricho do treinador europeu para que voltem a entregar o seu máximo potencial.São os casos do zagueiro Luciano Castán, o volante Felipe e o centroavante Gustavo Coutinho. Hora considerados titulares absolutos, hoje eles vêm convivendo com idas ao banco de reservas e críticas ferrenhas da torcida.
No entanto, o sucesso no comando do Leão dependerá de sua capacidade de entender as características do elenco, implementar um estilo de jogo eficiente e, principalmente, de conseguir unir o grupo em busca de um objetivo comum.
PRINCIPAIS DESAFIOS DE PEPA NO SPORT:
- Corrigir os erros individuais: O Sport tem sofrido com erros individuais que têm custado pontos importantes. Pepa precisará trabalhar a concentração e a tomada de decisão dos jogadores, principalmente na zaga.
- Melhorar a saída de bola: A saída de bola do Sport tem sido lenta e previsível, facilitando a marcação adversária. O treinador precisará encontrar alternativas para construir as jogadas com mais fluidez. Um passo crucial é a definição da função de Lucas Lima: armador ou ponta.
- Fortalecer a defesa: Com a volta de Rafael Thyere e a ascensão de Chico, a defesa do Sport parece ter encontrado sua nova dupla titular, mas algumas fragilidades ainda são latentes. Pepa precisará encontrar um equilíbrio entre a juventude e a experiência, garantindo a solidez da equipe.
- Pressão da torcida: A torcida do Sport é conhecida por ser "a mais chata do Brasil" e exige resultados imediatos. Pepa precisará mostrar trabalho e conquistar a confiança dos torcedores de maneira rápida, para ai sim ter a tranquilidade do tempo para implementar suas ideias.
- Definir quem é o centroavante titular: Líderes em participações diretas nos gols do Sport - sejam marcando ou dando assistência -, Zé Roberto e Gustavo Coutinho vivem um cenário de indefinição quanto à titularidade. Para a torcida, não há dúvidas. O primeiro deve ser a pessoa de referência, mas o segundo ainda é o artilheiro da equipe em 2024. Pepa precisa trazer segurança ao setor, definindo quem será seu homem-gol.