Esportes DP

ELEIÇÕES

Três chapas se inscrevem para as eleições do Sport e pedido de impugnação é registrado

Escolha do novo presidente do clube será feita no dia 16 de dezembro, na Ilha do Retiro

postado em 29/11/2024 17:11 / atualizado em 29/11/2024 18:22

<i>(Foto: ARNALDO SETE/DP; DIVULGAÇÃO; REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM)</i>
A torcida do Sport já conhece os candidatos que disputarão as eleições para presidente para o próximo biênido 2025/2026. Nesta sexta-feira, três chapas se inscreveram para o pleito que acontecerá no dia 16 de dezembro, na sede do clube, na Ilha do Retiro.

Representando a situação, o primeiro postulante é o do atual mandatário do executivo do Leão, Yuri Romão, pela chapa "É daqui pra cima". Pela oposição, Rafael Arruda encabeça o "Leões pela mudança", enquanto Carlos Antônio Filho defende o "Sport para todos".

Junto com a inscrição destes três grupos, o grupo "Leões pela mudança" registrou um pedido de impugnação da chapa "É daqui pra cima" junto à Comissão Eleitoral. Eles se basearam no artigo 85 do Estatuto Social do clube, alegando que Yuri Romão vem de duas gestões. Antes deste mandato, na qual venceu Luciano Bivar, ele foi eleito covmo vice de Leonardo Lopes, mas assumiu após a renúncia do presidente.

"Veda o exercício de mais de dois mandatos consecutivos para o cargo de Presidente Executivo. Segundo a denúncia, Yuri Romão teria exercido a função de presidente durante 85,2% do ciclo 2021/2022, após a renúncia de Leonardo Lopes, além de cumprir o mandato subsequente (2023/2024), configurando, assim, uma tentativa de alcançar um terceiro período consecutivo no cargo. A continuidade da candidatura seria uma violação aos princípios de moralidade, impessoalidade e alternância de poder, fundamentais para a governança democrática do clube. A decisão da Comissão Eleitoral será aguardada com grande expectativa pelos associados e torcedores", disse a nota.

CARLOS ANTÔNIO FILHO: SPORT PARA TODOS (N°10)

<i>(Foto: DIVULGAÇÃO)</i>
Carlos Antônio Filho escolheu como seu VP Marcos Cabral, que já concorreu em outras eleições. Advogado, ele tem histórico de participação nas gestões do clube, como conselheiro, diretor administrativo e vice-presidente jurídico. Sua aliança com Carlos foi uma estratégia para fortalecer a oposição na disputa. 

Recentemente, o candidato à presidência afirmou que - caso eleito - encaminhará a contratação da ex-jogadora Formiga para ser coordenadora do futebol feminino e Nelsinho Baptista, campeão da Copa do Brasil de 2008, para cuidar do masculino.

  • Presidente do Executivo: Carlos Antônio Filho
  • Vice-presidente do Executivo: Marcos Cabral
  • Presidente do Conselho Deliberativo: 
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: 

YURI ROMÃO: "É DAQUI PRA CIMA" (N° 20)

<i>(Foto: ARNALDO SETE/DP)</i>
Atual presidente do Sport, Yuri assumiu a o executivo do Leão em 2021 – de forma provisória, após a renúncia do então presidente Leonardo Lopes. Após inicialmente anunciar que não se candidataria à reeleição, ele voltou atrás em sua decisão e agora busca renovar seu mandato.
A atual gestão ficou marcada pela conquista do bicampeonato estadual em 2023 e 2024 e o tão sonhado retorno à série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, Yuri Romão também carrega vexames como dois vice-campeonatos da Copa do Nordeste e por ser o presidente do Sport que passou mais tempo – três consecutivos – na Série B, na era dos pontos corridos. 

  • Presidente do Executivo: Yuri Romão
  • Vice-presidente do Executivo: Raphael Campos
  • Presidente do Conselho Deliberativo: Ademar Rigueira
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: César Caúla

RAFAEL ARRUDA: LEÕES PELA MUDANÇA (N° 30)

<i>(Foto: REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM)</i>
Advogado, Rafael Arruda foi auditor do Tribunal de Justiça do Futebol de Pernambuco (TJD), sendo pós-graduado em Negócios no Esporte e Direito Desporitvo e formado pelo curso de gestão da CBF.
Seu vice, Matheus Souto Maior já ocupou cargos importantes no clube, como Vice-presidente de Tecnologia e Inovação em quatro gestões distintas, trazendo experiência à composição da chapa.  

  • Presidente do Executivo: Rafael Arruda
  • Vice-presidente do Executivo: Matheus Souto Maior
  • Presidente do Conselho Deliberativo: Ricardo Sá Leitão
  • Vice-presidente do Conselho Deliberativo: Kadico Pereira