Neste sábado, a Ilha do Retiro será o palco de um embate que promete agitar as emoções dos torcedores: o Sport enfrenta o Santa Cruz em um duelo que muitos consideram uma "final antecipada". A rivalidade entre as duas equipes tem se intensificado nos últimos anos, e a expectativa para este confronto é alta. O equilíbrio é a tônica deste Clássico das Multidões, que terá apenas uma torcida. Tendo a vantagem de jogar em casa, O Leão, sob o comando do técnico Pepa, possui um elenco talentoso, repleto de jogadores capazes de mudar o jogo em um instante. Pesa contra o time rubro-negro ainda não ter achado sua identidade em campo. Porém, do outro lado temos a regularidade em campo. O Tricolor foi o melhor da primeira fase, bateu o rival no Arruda e traz um time entrosado, que segue bem as orientações do técnico Itamar Schülle. O ponto negativo é o time ter ficado 15 dias sem jogar, o que pode atrapalhar o ritmo de jogo.
Os treinadores têm suas obrigações. Um vai em busca de recuperar o prestígio junto ao seu torcedor, de olho na Série A. O outro quer ratificar a boa fase que atravessa para entrar forte na Série D. O clássico marca o encontro do melhor ataque do Estadual (Sport, 20 com gols) contra a melhor defesa do Pernambucano (Santa Cruz, que sofreu apenas quatro gols). Importante lembrar que é uma decisão de 180 minutos. Ainda teremos o embate no Arruda. Por fim, é essencial que o clássico transcorra em um clima de respeito e paz, longe das cenas de violência que marcaram o último encontro. Que a paixão pelo futebol se manifeste de forma positiva, celebrando a rivalidade saudável que caracteriza o esporte. Por um futebol de paz. Sempre!
As escolhas dos treinadores
O que pode vim do Sport: Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Rivera, Sérgio Oliveira, Fabrício Dominguez e Lucas Lima; Lenny Lobato (Carlos Alberto) e Pablo. E do lado do Santa Cruz: Rokenedy; Toty, Williams Alves, Matheus Vinícius e Rodrigues; Balotelli, Lucas Siqueira, Israel e João Pedro; Matheus Melo (Eduardo Tanque) e Thiaguinho. Sobre qual táticas irão adotar, vai depender muito do que cada equipe irá colocar em campo. Esse quebra-cabeça começa a ser montado uma hora antes do jogo, quando do anúncio dos times escalados.
Novo uniforme
O lançamento do novo padrão oficial do Sport ocorrerá no dia 21. A torcida aguarda ansiosa pela programação da festa organizada pela diretoria e pela Umbro. A estreia da nova camisa pode acontecer na primeira partida da final do Estadual no dia 22 ou no final de semana seguinte, na abertura do Campeonato Brasileiro da Série A.
A outra semifinal
E o que esperar de Retrô x Maguary, domingo, na Arena de Pernambuco? Algum favorito? Também vejo aqui um certo equilíbrio nesta segunda semifinal. Coloco o time de Bonito, graças ao belo trabalho do técnico Sued Lima, como mais ajustado neste momento que a Fênix, que tem, por outro lado, jogadores mais “cascudos” quando chega nesta decisão.