Dominante durante todo o jogo e mesmo perdendo um "caminhão de gols", o Sport venceu o Santa Cruz por 1 a 0 neste sábado (15), no Arruda, no jogo de volta das semifinais do Campeonato Pernambucano. Como já tinha derrotado o rival na Ilha do Retiro por 2 a 0, o Leão sacramentou a classificação para a decisão do Estadual.
O adversário na final sairá do confronto entre Maguary e Retrô, que jogam neste domingo (16), na Ilha do Retiro. Na partida de ida, a Fênix abriu vantagem, 2 a 1. O rubro-negro vai em busca do tricampeonato.
O autor do gol da vitória do Sport, que selou de uma vez por todas a classificação para a decisão, foi do uruguaio Fabrício Domínguez, aos 22 minutos do segundo tempo.
Além da final do Campeonato Pernambucano, o Sport também já está garantido nas quartas de final da Copa do Nordeste e no fim deste mês começa a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Santa Cruz vai esperar até abril, onde vai começar a disputa da Quarta Divisão.
%uD835%uDC04%uD835%uDC12%uD835%uDC13%uD835%uDC00%uD835%uDC0C%uD835%uDC0E%uD835%uDC12 %uD835%uDC0D%uD835%uDC00 %uD835%uDC05%uD835%uDC08%uD835%uDC0D%uD835%uDC00%uD835%uDC0B! %uD83D%uDD25 No Arruda, o Sport vence o Santa Cruz por 0x1 com gol de Fabricio Domínguez e está na decisão do Pernambucano! É O LEÃO! %uD83E%uDD81 #AMaiorFreguesiaDoBrasilpic.twitter.com/am2mAMBUob
%u2014 Sport Club do Recife (@sportrecife) March 15, 2025
O JOGO
Precisando superar a desvantagem de dois gols, o técnico Itamar Schülle mexeu na equipe do Santa Cruz. Com as ausências por lesão do meia Matheus Melo e do lateral Toty, o treinador colocou Israel e Rafinha. No ataque, Eduardo Tanque foi outra novidade, na vaga de Vini Moura. O centroavante Thiago Galhardo começou mesmo no banco de reservas. No Sport, o técnico Pepa manteve a base na escalação e realizou apenas uma mudança, com Igor Cariús no lugar de Dalbert.
Mesmo em vantagem no agregado, foi o rubro-negro que começou com tudo. Logo aos 15 segundos, Carlos Alberto fez boa jogada e cruzou para Rivera. O colombiano bateu e a Matheus Vinícius salvou para escanteio. Aos 13 minutos, Sérgio Oliveira avançou e acionou Carlos Alberto, que bateu para fora.
Nervoso, o tricolor tentava acelerar o jogo, mas não conseguia levar perigo à meta de Caíque França. Com muita ligação direta, a bola não passava pelos pés de João Pedro, Rafinha e Thiaguinho. Enquanto isso, o Leão ia acumulando chances perdidas. Aos 30, Lobato, dentro da área, chutou fraco, nas mãos de Rokenedy. E ainda teriam mais duas chances claríssimas. Aos 35, Lobato tocou para Paciência, que chutou para o gol, mas William Alves salvou quase em cima da linha. Cinco minutos depois, Israel falhou, Carlos Alberto invadiu a área, mas se atrapalhou e quando tocou para Paciência, William Alves travou.
SEGUNDO TEMPO
Com o Santa Cruz dominado pelo adversário no primeiro tempo, Itamar Schülle voltou com Thiago Galhardo e Rodrigues nas vagas de Eduardo Tanque e Vinícius Silva. O Sport voltou com a mesma formação. Mas o roteiro seguia o mesmo. Aos nove minutos, Paciência acertou lindo passe para Carlos Alberto, que cara a cara com Rokenedy isolou por cima da barra.
Na sequência, o clima esquentou. Balotelli fez falta dura em Lucas Lima. Rodrigues chegou e empurrou o meia leonino. Rivera tomou a dores e começou a confusão. No saldo, Balotelli e Rivera levaram o amarelo de Anderson Daronco. Pepa então sacou Lucas Lima e colocou Fabrício Domínguez. E logo depois, o próprio meio-campista uruguaio conseguiu abrir o placar, aos 22 minutos. Rivera tocou para Gustavo Maia, que chutou cruzado. Rokenedy deu rebote e Fabrício empurrou para o fundo da rede.
FABRICIO DOMÍNGUEZ MARCA NO ARRUDA! %uD83C%uDDFA%uD83C%uDDFE%uD83D%uDD25 Santa Cruz 0x1 Sport pela volta da semifinal do Pernambucano! pic.twitter.com/sdWk2eWYwP
O Santa Cruz chegou a empatar, aos 31, de cabeça, mas estava impedido e o lance foi anulado. O Sport administrou a vantagem até o fial e sacramentou a passegem para a final do Estadual.
FICHA DA PARTIDA
SANTA CRUZ: Rokenedy; Israel, Matheus Vinicius, William Alves e Vinicius Silva (Rodrigues); Lucas Siqueira (Vinícius Hora), Balotelli e Raphinha, João Pedro (Douglas Skilo), Thiaguinho e Eduardo Tanque (Thiago Galhardo). Técnico: Itamar Schülle.
SPORT:Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Rivera, Sérgio Oliveira e Lucas Lima (Fabrício Domínguez); Carlos Alberto (Gustavo Maia), Lenny Lobato (Romarinho) e Gonçalo Paciência (Pablo). Técnico: Pepa.
Local: Estádio do Arruda, no Recife
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Maira Mastella Moreira (FIFA-RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (FIFA-RS)
Gol: Fabrício Domínguez (22'/2º)
Amarelos: Balotelli, Matheus Vinícius e Thiago Galhardo (Santa); Rivera (Sport).