Esportes DP

SPORT

CBF divulga parecer sobre gol polêmico de Vegetti em Vasco e Sport e conclui que não houve falta

O lance gerou reclamações por parte da equipe leonina, que alegou falta de Vegetti sobre o zagueiro Lucas Cunha no momento da disputa aérea

postado em 15/04/2025 11:49 / atualizado em 15/04/2025 12:48

<i>(Foto: Matheus Lima/Vasco)</i>
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (15) o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre o segundo gol do Vasco na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, realizada no último sábado (13), em São Januário.

O lance gerou reclamações por parte da equipe leonina, que alegou falta do atacante Vegetti sobre o zagueiro Lucas Cunha no momento da disputa aérea. Apesar da revisão do VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio validou o gol. Agora, o comitê formado por ex-árbitros renomados, como Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Meira Ricci, avaliou o episódio e concluiu que, apesar de haver contato, o lance foi interpretativo e não configurou infração.

Segundo o documento divulgado pela CBF, Vegetti utilizou o braço direito para buscar espaço e acabou empurrando levemente o defensor do Sport nas costas, com um leve resvalo no rosto de Lucas Cunha, o que dificultou sua impulsão para disputar a bola de cabeça. O parecer, no entanto, reforça que o contato faz parte da dinâmica do jogo e que não houve ação clara e contundente que justificasse a anulação do gol.

“O atacante do Vasco/RJ usa o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também, acaba por empurrar seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la. (…) Esse movimento tende a dificultar a possibilidade do defensor do Sport/PE de realizar o salto e, consequentemente, disputar a bola”, diz o trecho do parecer.

O comitê ainda apontou que, caso o lance fosse o oposto — com um defensor em ação semelhante sobre um atacante —, também poderia haver entendimento de que não houve infração, o que reforça o caráter interpretativo da jogada.

“Importante ressaltar que a dinâmica da partida em situações de disputas aéreas na área deve ter critério e uniformidade e, sendo assim, caso essa jogada envolvesse um cenário reverso entre defensor disputando com o atacante, da forma que as imagens reproduzem, a interpretação dos elementos poderia levar a uma conclusão de não infração”, finalizou.

Com apenas um ponto na competição, o Sport está na lanterna da Série A. O Leão volta a campo nesta quarta-feira (16), contra o Bragantino, às 19hrs, na Ilha do Retiro.


Tags: reclamaçoes vegetti cunha lucas vasco vegetti polemico gol parecer alega cbf sport