Esportes DP

PEPA

Cinco pontos que pressionam o técnico Pepa no comando do Sport

O Sport está na lanterna da Série do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto somado em quatro jogos

postado em 17/04/2025 10:30 / atualizado em 17/04/2025 10:51

Por Lucas Valle:

<i>(Foto: Paulo Paiva/ Sport)</i>
A chegada do técnico Pepa ao Sport, no final da Série B de 2024, deixou o torcedor rubro-negro com grande expectativa, principalmente após conquistar o acesso a Série A. Porém, após o entusiasmo inicial, na virada do ano os resultados e o desempenho da equipe começaram a gerar insatisfação entre torcedores, sendo intensificados após a derrota em casa contra o RB Bragantino, na última quarta-feira (16). 


Confira os cinco principais pontos que pressionam o técnico no comando rubro-negro
1. Rodízio exagerado
Em 2025, em meio a diversas contratações, o técnico Pepa foi adotando um grande esquema de rodízio no elenco. Sem escalação fixa, sem “titulares”, segundo o próprio português.  A falta de um esquema fixo, dificulta a formação de uma base sólida, prejudicando o entrosamento da equipe. No início do ano, Pepa chegou a utilizar escalações diferentes em todos os jogos. 
2. Eliminação precoce na Copa do Brasil
A queda ainda na primeira fase da Copa do Brasil foi um baque enorme para a temporada do Leão. O principal ponto é o enorme prejuízo financeiro que o clube teve na competição, avançando o Sport garantiria R$ 1,8 milhão, porém foi eliminado logo na primeira partida para o Operário-VG. 
3. Derrotas em casa
A Ilha do Retiro sempre foi considerada uma trunfo para o Sport, onde a equipe poderia arrancar pontos contra times difíceis, porém com Pepa no comando, o time não tem aproveitado o caldeirão feito pelos torcedores, deixando pontos essenciais pelo caminho. Nesta temporada, com o português no comando foram 13 jogos na Ilha do Retiro, neles são: seis vitórias, um empate e seis derrotas, com aproveitamento de aproximadamente 48,71%.  A falta de imponência em casa incomoda a torcida rubro-negra, que é acostumada a ver o Leão ter uma grande autoridade em casa. 

4. Lanterna do Campeonato Brasileiro
A partida de estreia da Série A do Brasileiro contra o São Paulo, deixou torcedores animados, apesar do empate. O técnico finalmente aparentava ter definido seu time titular. Porém ao longo das partidas, os problemas foram ficando mais evidentes, principalmente nas dificuldades em jogadas aéreas e o baixo aproveitamento das finalizações no ataque. Apesar dos problemas com arbitragem, que acabaram prejudicando o Sport, a torcida do Leão continua pressionando o técnico pelas atuações do time em campo. 
O Sport atualmente se encontra na lanterna do campeonato, com apenas um ponto somado em quatro jogos. A ausência de planos e táticas para mudar o jogo, deixam os torcedores chateados entoando “fora Pepa” no estádio. 

5. Oscilação ao longo do ano
Desde o início da temporada, o Sport não consegue manter uma sequência decente de bons jogos. O time vive de lampejos, algumas partidas fazem exibições promissoras, enquanto em outras, elas são frustrantes, mostrando o momento de instabilidade vivido pelo clube. Essa montanha-russa de desempenho deixa pouca confiança no projeto do treinador, o que abre espaço para especulações sobre seu futuro.

A oscilação também se fez presente nos clássicos, o Sport iniciou o ano perdendo os dois clássicos estaduais, para Santa Cruz e Náutico, além do regional contra o Fortaleza. Em seguida, venceu a Cobra Coral nas duas partidas da semifinal do Pernambucano, quando a torcida acreditou que a soberania nos clássicos iria voltar, mais uma derrota, dessa vez no clássico nordestino, contra o Vitória-BA na Copa do Nordeste.
 
Após a derrota contra o RB Bragantino, na última quarta-feira (16), o técnico Pepa falou sobre a instabilidade do time na temporada e o início abaixo do esperado na Série A do Brasileirão.

“Em relação a pressão, ao barulho, ao ruido, se canalizarmos nossa energia para isso, não vamos estar focados naquilo que controlamos, o trabalho”, disse Pepa sobre a pressão sofrida na Ilha do Retiro 

“Não existem campeões nas primeiras rodadas. Temos noção que o momento não é bom, mas não tenho dúvidas que vamos fazer mais e melhor, nosso objetivo é conquistar os três pontos no próximo jogo”, afirmou o técnico português.
 
O Sport volta a campo no próximo sábado (19), onde enfrenta o Corinthians, às 16h, na Neo Química Arena. A partida é válida pela 5ª rodada da Série A do Brasileirão. 

Tags: sport pepa cinco pontos pressÃo comando eliminaÇÃo copa do brasil rodÍzio derrotas ilha do retiro lanterna sÉrie a oscilaÇÃo clÁssicos